Blog

Limpeza industrial: por que é tão importante?

Limpeza industrial: por que é tão importante?

Da mesma maneira como a sua casa precisa de limpeza constante para estar higienizada e funcional, a sua indústria também precisa. Por isso, a limpeza industrial é um procedimento essencial não apenas para manter o ambiente agradável para os seus colaboradores como para a manutenção adequada dos equipamentos utilizados. 

No Grupo Filtroil, oferecemos o serviço de limpeza industrial, com profissionais altamente preparados para essa função. Por isso, hoje nós te contaremos mais sobre a importância dos procedimentos de limpeza em sua indústria. 

Como é feita a limpeza industrial

Começamos fazendo a comparação com a limpeza de uma casa, mas é importante ressaltar que a limpeza industrial pode ser mais complexa, mesmo em indústrias menores. 

Em termos gerais, a limpeza industrial pode ser descrita como uma limpeza mais pesada. O espaço mais amplo precisa estar limpo para evitar contaminações e possibilitar a boa saúde dos funcionários. 

Ademais, os equipamentos também precisam ser constantemente higienizados como forma de manutenção antes que ocorram danos e paradas. 

O primeiro passo para a limpeza industrial ser feita de forma correta é uma análise prévia. Afinal, é importante observar quais equipamentos precisam ser limpos e, a partir daí, definir as estratégias para realizar a higienização. 

Ao contratar um serviço de limpeza, você também poderá contar com uma consultoria para planejamento das limpezas periódicas. Dessa forma, é possível garantir a segurança dentro da indústria e o funcionamento em conformidade com as exigências legais. 

Após esse levantamento, é preciso escolher os produtos e procedimentos certos. Pode parecer algo menor, mas quando essa decisão não segue o procedimento mais correto, isso pode afetar a vida útil do seu maquinário, trazendo gastos desnecessários. 

Portanto, o ideal é que você escolha uma empresa que possa realizar esses processos de forma a otimizar os gastos da sua indústria. 

Hidrojateamento

Agora, vamos falar sobre o hidrojateamento, que é uma das técnicas de limpeza mais utilizadas no setor industrial. 

Nesse processo, é usado o equipamento de jateamento de água, que pode ser de baixa, média ou alta pressão, para lavar dutos e tanques industriais, a fim de remover resíduos de graxa, óleo ou outras sujidades que podem interferir no funcionamento do maquinário. 

Após o uso do hidrojateamento, é preciso aspirar os resíduos que são removidos pela água. Para tanto, são usados aspiradores de alta potência com reservatório para armazenar esses detritos. 

Aqui, é fundamental destacar que os resíduos devem ser destinados de forma adequada. Por isso, a empresa contratada para fazer a limpeza deve se responsabilizar pelo descarte correto. 

Na Filtroil, temos a responsabilidade ambiental como um valor que sustenta todas as ações da empresa. Por isso, nosso serviço de hidrojateamento é feito em total acordo com todas as exigências e melhores práticas ambientais. 

Por que manter um cronograma de limpeza industrial?

  • Ambientes mais seguro e agradável para seus colaboradores;
  • Manutenção dos equipamentos, evitando paradas desnecessárias; 
  • Melhor desempenho da equipe com menos tempo gasto em processos dificultados pela sujeira; 
  • Otimização da sua produtividade, com melhores resultados em menos tempo. 

Gostou desses benefícios? Na Filtroil, oferecemos o serviço de limpeza industrial, de modo a trazer mais qualidade para os seus processos e incremento da vida útil de seu maquinário. Além disso, nossos funcionários possuem certificado  NR-33, NR-35 e NR-20. Quer a melhor solução? Então, fale com um de nossos especialistas!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi