Blog

Tipos de manutenção: quais são? Quais as diferenças?

Tipos de manutenção: quais são? Quais as diferenças?

Você sabia que existem diversos problemas que podem ser evitados se a manutenção das suas máquinas estiver em dia? Como ter uma rotina de manutenções exige que certo investimento seja feito, há quem ache que ela não vale a pena; que trata-se apenas de um desperdício de dinheiro.

No entanto, na maioria dos casos esses problemas que citamos podem fazer com que seja necessário gastar ainda mais do que o valor de uma manutenção. Se as manutenções forem feitas corretamente antes que os problemas surjam, a quantidade de dinheiro investida diminui drasticamente.

Por outro lado, manutenção é um assunto amplo. Há alguns tipos de manutenção, sendo que cada um deve ser feito em momentos distintos — sempre de acordo com as necessidades do maquinário.

Este texto que nós preparamos fala sobre os principais, desde a preventiva até a corretiva. Além disso, ainda trazemos exemplos práticos das manutenções que a Filtroil realiza, uma para cada tipo descrito.

Continue a leitura e confira!

Tipos de manutenção e suas diferenças

Manutenção preventiva

Quando falamos em manutenção, estamos falando de algo que vai muito além de mexer no maquinário quando ele apresenta um problema. A base da manutenção preventiva é seguir um cronograma de ações que visam minimizar os riscos de que esses problemas aconteçam. Na prática, é exatamente o que o nome sugere: prevenir.

Aqui na Filtroil, nós realizamos manutenções preventivas através da microfiltragem de óleos industriais, uma recuperação física dos fluidos para que eles não causem danos às máquinas.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva, por sua vez, é bastante similar à manutenção preventiva — tendo o mesmo objetivo de monitorar o equipamento e tomar providências antes que problemas venham a acontecer. A diferença é que a manutenção preditiva vai um pouco além na questão do monitoramento.

Enquanto a troca de peças e fluidos é uma das características da manutenção preventiva, independente do estado em que eles estejam, a preditiva foca na checagem e no acompanhamento.

Trazendo para a nossa realidade, nós fazemos manutenção preditiva com a análise de óleos, acompanhando o estado do material para garantir que não haja nada de errado com ele.

Manutenção corretiva

Ao contrário da prevenção proposta pelas manutenções anteriores, a manutenção corretiva é a que visa solucionar um problema específico — que já aconteceu. Como citamos na introdução, muitos não têm o costume de fazer suas manutenções quando devem, o que faz com que a manutenção corretiva, infelizmente, seja o padrão do mercado.

Um detalhe é que, além de precisar ser feita com urgência, muitas vezes é preciso que a produção pare para que essa manutenção seja feita, o que pode representar enormes prejuízos para a indústria. O ideal é que as outras sejam feitas para que esta não seja necessária.

Nosso exemplo de manutenção corretiva aqui na Filtroil é a purificação dos óleos industriais, que deve ser feita quando eles já não cumprem sua função como deveriam.

Manutenção proativa

Para encerrar, trouxemos um conceito que infelizmente não costuma ser tão trabalhado quando se fala em manutenções: a manutenção proativa. Essencialmente, ela é similar às manutenções preventiva e preditiva — no sentido de que busca resolver questões antes que elas se transformem em verdadeiros problemas.

Uma diferença que costuma ser apontada é que, nas manutenções preventiva e preditiva, a busca é pelos sintomas de um problema, enquanto a proativa busca as causas.

Um ótimo exemplo de manutenção proativa é implementar melhorias de blindagem na máquina industrial para reduzir a contaminação do óleo.

E você, já sabia as diferenças entre os tipos de manutenção? O que achou das informações que trouxemos? Lembre-se: todos os tipos de manutenção são extremamente importantes; sem eles, suas máquinas podem sofrer danos irreparáveis.

E, como nós falamos ao longo do texto, a Filtroil trabalha com todos os tipos de manutenção para máquinas industriais. Para saber mais sobre os nossos serviços, é só entrar em contato!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi