Blog

O que é feito em uma limpeza industrial?

O que é feito em uma limpeza industrial?

Com o passar do tempo, assim como com a constante utilização, os sistemas e maquinários industriais começam a acumular resíduos dos mais diversos em várias de suas peças e componentes. Para evitar que este acúmulo prejudique o funcionamento das linhas produtivas, assim como para garantir a saúde dos trabalhadores, é preciso investir em uma rotina de limpeza industrial.

Porém, este é um termo relativamente amplo. Quando falamos em limpeza industrial, são muitas as técnicas que podem ser aplicadas. E foi pensando justamente em trazer mais informações a respeito do assunto que a Filtroil preparou este texto.

Na sequência, nós explicamos o que é limpeza industrial, falamos um pouco mais sobre uma de suas principais técnicas — a limpeza com hidrojato, que, inclusive, é o que nós oferecemos para indústrias — e ainda reforçamos a relação que este serviço tem com as certificações.

Acompanhe!

O que é limpeza industrial?

Como o próprio nome sugere, a limpeza industrial é um conjunto de técnicas que visa remover o acúmulo de sujeira em equipamentos utilizados nas indústrias. Quanto à saúde e vida útil das máquinas em si, a limpeza é extremamente importante quando consideramos que a remoção de sujeira é um dos fatores que garante o correto funcionamento.

No entanto, não são apenas as máquinas que se beneficiam do processo. Isso porque, além das sujeiras visíveis, a limpeza industrial também é capaz de remover bactérias e outros microorganismos — tornando a indústria um ambiente muito mais seguro e saudável para seus colaboradores.

Como diferentes indústrias atuam com equipamentos distintos, existem diversos tipos de limpeza — sendo que algumas são mais indicadas para determinados setores do que outras. E é exatamente por isso que o termo “limpeza industrial” é tão amplo; ele pode ser usado para se referir a técnicas totalmente diferentes, que vão desde limpeza de espaços confinados e em altura até a aplicação de produtos específicos para o processo — como é o caso das indústrias alimentícias e farmacêuticas 

Limpeza com hidrojato

Aqui na Filtroil, nós atuamos com a limpeza industrial por meio de um serviço de limpeza com hidrojato — que consiste em uma lavadora de alta pressão —, em conjunto com um sistema hidrovácuo, através do uso de um caminhão tanque com sistema de sucção.

Em uma definição bem básica, o hidrojateamento se baseia na aplicação de um jato de água com alta pressão sobre uma área específica. O objetivo deste serviço é desobstruir a superfície em que a limpeza está sendo feita e retirar de resíduos incrustados.

Algumas das aplicações do hidrojateamento incluem a limpeza de tanques, canaletas, tubos de caldeiras, fornos de refinaria, tubulações e pátios e áreas em geral.

Para se ter uma ideia do quão alta é a pressão, os jatos de água podem chegar a 45 mil psi, uma unidade de medida que indica libra-força por polegada quadrada. Mesmo sem entender tanto assim do assunto é possível entender que este é um número altíssimo.

Certificações necessárias

Por ser um serviço minucioso, em que é necessário dar atenção aos detalhes para que tudo ocorra da melhor maneira possível, existem certificações que garantem o profissionalismo e segurança do prestador de serviço envolvido.

Neste contexto, há três normas regulatórias que devem ser destacadas: NR-33, NR-35 e NR-20. Para entender melhor:

  • NR-33: Tem como objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços;
  • NR-35: Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade;
  • NR-20: Estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Com o objetivo de garantir sempre o melhor serviço, nossos colaboradores possuem os três certificados citados, além de todas as especializações necessárias para a realização do serviço.

Para saber mais, é só entrar em contato com a Filtroil!

E, por fim, caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo informações valiosas, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi