As questões ecológicas e ambientais ganham cada vez mais força. E nesse contexto, desponta a ecologia industrial, que alinha aspectos da proteção ambiental, de forma sistêmica, com a produção feita nas indústrias.
A partir da ecologia industrial, é possível pensar em outras formas de se produzir nas indústrias, de modo a permitir que a economia gire, mas sem causar tantos prejuízos à natureza.
Neste texto, o Grupo Filtroil te explica melhor sobre o conceito de ecologia industrial e como ele pode ser parte do cotidiano da sua indústria.
A Revolução Industrial é um marco para as relações entre os seres humanos e a natureza. A partir desse momento, se tornou muito mais acelerada a exploração de recursos, bem como os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente.
A imagem abaixo mostra a cidade de Manchester, na Inglaterra, em 1840:
Nela, podemos observar o alto impacto da poluição, além da presença das fábricas em um espaço que, possivelmente, antes era ocupado por árvores.
Assim, fica nítido que a história da humanidade, nos últimos séculos, trouxe importantes avanços para o setor industrial, mas também prejuízos para o meio ambiente? Será possível mudar essa narrativa?
Nesse sentido, a Ecologia Industrial é um ramo do conhecimento que busca pensar novas formas de relação entre indústria e ecologia. Em vez de focar apenas nos avanços na industrialização, esse campo entende a necessidade de integrar o sistema industrial, em sua completude, com os ecossistemas.
Para tanto, a Ecologia Industrial se ancora em algumas medidas, como:
Dessa forma, ela não se limita apenas à produção, mas a todas as etapas do sistema industrial, como logística, destinação de resíduos, desempenho dos funcionários, custos, etc.
As soluções oferecidas pelo Grupo Filtroil consideram as principais características da Ecologia Industrial. Veja alguns exemplos:
Os ecoprodutos são produzidos dentro da lógica da economia circular, a partir do reaproveitamento de óleos e rejeitos que seriam descartados. Assim, com materiais ecológicos, o que antes iria parar na natureza, passa a ser novamente utilizado, reduzindo a necessidade de produção, o consumo de matéria-prima e o impacto ambiental na destinação.
Mais relacionado com a destinação, o serviço de tratamento de efluentes tem como objetivo evitar que materiais contaminados entrem em contato com o meio ambiente. Dessa forma, além de reduzir o impacto sobre os ecossistemas, as indústrias atendem às exigências de legislações sobre resíduos.
O Grupo Filtroil tem ampla experiência em conciliar tecnologia e a sinergia com o meio ambiente. Em nosso site, você pode conhecer mais sobre esses e outros serviços que irão ajudar sua indústria a se alinhar com a Ecologia Industrial. Aproveite!
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.