Blog

Materiais ecológicos ou ecoprodutos: o que são?

Materiais ecológicos ou ecoprodutos: o que são?

As preocupações ambientais se impõem como urgentes em nossa sociedade. Especialistas do mundo inteiro alertam para a necessidade de mudanças rápidas e profundas no modo como nos relacionamos com o meio ambiente. Nesse sentido, os materiais ecológicos ou ecoprodutos adquirem enorme relevância. 

E você, conhece esse tipo de produto? Sabe o que são os materiais ecológicos ou ecoprodutos? Observa as questões ambientais na hora de comprar matéria prima para a sua indústria? 

Neste texto, o Grupo Filtroil traz mais informações sobre os materiais ecológicos e ecoprodutos para acabar com todas as suas dúvidas. 

Ecologia Industrial

Antes de falarmos dos materiais ecológicos, vamos começar por um conceito mais amplo: a ecologia industrial. Para muitas pessoas, essa expressão se restringe a algum nível de preocupação com o meio ambiente, à compensação ambiental ou à produção dos chamados “produtos verdes”. 

Porém, a ecologia industrial vai muito além desses processos. Ela corresponde a uma mudança completa na produção industrial, em todos os seus níveis e setores, tendo como referência a preservação ambiental. 

Assim, isso significa repensar o consumo de energia, os materiais utilizados, o reaproveitamento de tudo que é utilizado e a correta destinação daquilo que, se necessário, precisa retornar à natureza. 

Materiais ecológicos ou ecoprodutos

Pensando, portanto, na amplitude da ecologia industrial, os materiais ecológicos ou ecoprodutos integram qualitativamente essa cadeia. 

Dessa forma, podemos conceituar o ecoproduto ou material ecológico como aqueles que, por suas características gerais, têm impacto reduzido sobre o meio ambiente. Dito de outro modo, os ecoprodutos incorporam a lógica sustentável, possibilitando uma cadeia de produção e consumo menos nociva para a natureza. 

Considerando que as indústrias têm enorme participação nos processo de dano ao meio ambiente, é também responsabilidade do setor industrial recorrer, sempre que possível, a produtos e materiais que reduzam esse impacto, além de outras estratégias que possam garantir a sustentabilidade dos processos produtivos. 

Exemplos de ecoprodutos

Para que você consiga entender, na prática, o que são os materiais ecológicos ou ecoprodutos, trouxemos dois exemplos de soluções oferecidas pela Filtroil. 

Filtrosolv

O Filtrosolv é um solvente regenerado, indicado para a limpeza e remoção de resíduos de graxa dos equipamentos industriais. Ele se enquadra na categoria dos ecoprodutos porque é produzido inteiramente em conformidade com a economia circular, desde o recebimento do produto até seu envase. 

Para você ter dimensão da sustentabilidade aplicada nesse produto, até a energia utilizada no processo de recuperação é obtida a partir de madeiras que seriam descartadas. Outro aspecto importante é a possibilidade de adesão à logística reversa. 

A produção do solvente também é feita conforme a necessidade da sua indústria, evitando desperdícios. Dessa forma, além dos benefícios ambientais, você também torna seus processos mais econômicos. 

Green Desmold

Outro item essencial da nossa linha de ecoprodutos é o Green Desmold. Trata-se de um desmoldante, indicado para utilização na construção civil, principalmente para fabricação de artefatos de cimento, como blocos e pavers. 

O diferencial do Green Desmold, que faz dele um material ecológico, é o fato dele ser obtido a partir da recuperação de óleos industriais. Assim, um mesmo material é aproveitado em diferentes processos produtivos, sem necessidade de descarte e o impacto causado pela produção do zero. 

Com esses exemplos, fica mais fácil entender o que são os ecoprodutos, não é mesmo? E se você quiser conhecer outros produtos desse tipo, a Filtroil é referência no Sul do Brasil na recuperação de óleos industriais e outros serviços que consideram a sinergia com o meio ambiente. Veja as soluções oferecidas pela nossa empresa. 

Referência: 

JARDIM, P. K. S.; PAVAN, L. D. O mercado sustentável e a valorização do ecoproduto: algumas perspectivas. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”, v. 07, nº 2, jul-dez, 2014 p. 123-137. Disponível em https://www.conexaoambiental.pr.gov.br/sites/conexao-ambiental/arquivos_restritos/files/documento/2018-11/mercado_produtos.pdf. Acesso em 22 jun. 2022.

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi