Os sistemas hidráulicos são usados para transmissão de energia ou movimento por meio de fluidos. Por isso, eles fazem parte dos equipamentos industriais. Consequentemente, existem óleos que são fundamentais para o funcionamento desse tipo de sistema.
Aqui na Filtroil, oferecemos diferentes serviços para equipamentos industriais que utilizam sistemas hidráulicos. E com esse conhecimento, te contaremos mais, neste texto, sobre os óleos utilizados nesses sistemas. Continue lendo e tire suas dúvidas a respeito desse tema!
Na indústria, a hidráulica é usada para transmissão de movimento e potencialização de força em diferentes tipos de equipamentos e aplicações.
O funcionamento dos sistemas hidráulicos depende da pressão sobre um líquido confinado, que pode ser um óleo ou um fluido. É ele quem desempenha o papel da transmissão do movimento/força. Assim, essas substâncias têm grande relevância no pleno funcionamento do sistema de produção industrial.
Agora, vamos nos aprofundar nas funções do óleo lubrificante usado em sistemas hidráulicos.
Os fluidos hidráulicos, de modo geral, desempenham 4 funções principais:
Para que os fluidos para sistemas hidráulicos desempenhem essas funções, é válido ressaltar que são necessários cuidados, bem como escolher o tipo adequado, se atentando sempre às recomendações do fabricante do equipamento.
Outra ação necessária é a análise do óleo para monitorar a condição do fluido, que deve ser realizada frequentemente. Esses fatores são decisivos para o desempenho dos equipamentos industriais e vida útil dos componentes utilizados. Com a devida atenção, é possível evitar paradas desnecessárias no seu maquinário.
Dentre os problemas que podem ser apresentados em um sistema hidráulico, é possível mencionar vazamentos, travamento dos componentes, diminuição da vida útil devido à contaminação dos fluidos e lubrificantes, variações térmicas, dentre outros.
Por isso, o monitoramento desses sistemas é fundamental, sobretudo com a adoção de medidas de manutenção proativa. Dessa maneira, é possível encontrar as raízes de falhas nos equipamentos, interferir nos óleos e fluidos utilizados e evitar interrupções na produção industrial.
Além dos cuidados mencionados acima, é importante dizer que o transporte e armazenamento dos óleos para sistema hidráulico são focos de atenção a fim de evitar contaminação no lubrificante.
Para tanto, diferentes setores industriais devem atuar de maneira conjunta: suprimento, estoques e manutenção.
De forma alinhada, eles precisam pensar nas quantidades de óleos a serem adquiridos, acompanhar o cronograma de manutenções, tomar as medidas necessárias para o armazenamento correto e definir a logística de transporte dos óleos lubrificantes antes e depois da utilização.
Nesse sentido, destacamos que o Grupo Filtroil tem soluções pensadas para auxiliar sua indústria na manutenção, destinação e recuperação de óleos industriais, incluindo os fluidos hidráulicos. Conheça os nossos serviços e encontre as melhores opções para o seu setor industrial.
MOREIRA, Ilo da Silva. Sistemas hidráulicos industriais. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2012. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4203373/mod_resource/content/0/Sistemas%20hidra%CC%81ulicos%20industriais%20-%20Senai.pdf. Acesso em 17 ago. 2022.
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.