Blog

Óleo isolante para transformador: o que é?

Óleo isolante para transformador: o que é?

A atuação do setor industrial depende de uma grande quantidade de máquinas — máquinas estas que precisam de diferentes tipos de óleo para funcionar corretamente e ter um tempo de vida útil estendido. Neste cenário, o óleo isolante para transformador está presente nas indústrias como um dos mais importantes.

Afinal, a necessidade de conduzir energia elétrica até os pontos de consumo, assim como de abaixar ou aumentar a tensão e a corrente elétrica, é comum a indústrias de todos os setores — e são os transformadores que cumprem este papel. No entanto, eles precisam dos óleos isolantes para exercer tal função.

Tendo consciência da importância destes óleos, a Filtroil resolveu fazer um texto falando um pouco mais a respeito deles. Na sequência, nós mostramos o que é o óleo isolante para transformador, explicamos sua função, diferenciamos seus tipos e, por fim, ainda falamos sobre a relação que o Grupo Filtroil tem com esses óleos.

Continue a leitura e entenda!

O que é o óleo isolante para transformador? Qual é sua função?

Óleo isolante para transformador é o fluido que preenche o tanque dos transformadores, onde também se encontram chapas de aço silício superpostas, bobinas e outros componentes — os quais são responsáveis pelo trabalho de energia que citamos na introdução deste texto.

A função deste óleo é, basicamente, realizar a refrigeração do sistema, removendo o calor e, consequentemente, proporcionando uma vida útil maior para o equipamento. Esta produção de calor ocorre graças à passagem da corrente elétrica pelas resistências das bobinas, que aquecem e precisam que o calor seja removido.

Além disso, outra finalidade importante do óleo isolante para transformador é realizar o isolamento elétrico do sistema, proporcionando maior segurança.

Origem naftênica x parafínica: diferentes tipos de óleo isolante

Assim como outros tipos de fluidos, o óleo isolante para transformador é composto por um óleo básico e aditivos, os quais fazem com que o óleo adquira as características necessárias para o cumprimento das suas funções — o que inclui boa estabilidade térmica, alta capacidade de refrigeração e baixa viscosidade.

Como óleos básicos são divididos em naftênicos e parafínicos, a mesma divisão ocorre com o óleo isolante para transformador.

Quando possui base naftênica, ele é chamado de óleo isolante naftênico ou isolante tipo A, sendo recomendado para transformadores com qualquer classe de tensão e, devido às suas características químicas, apresenta algumas vantagens relacionadas à performance a longo prazo, mesmo operando em baixas temperaturas.

Por outro lado, quando possui base parafínica, seus nomes são óleo isolante parafínico ou isolante tipo B, que também é uma excelente opção, porém devem ser observados detalhes do projeto como temperatura média do ambiente e requisitos de troca de calor do equipamento.

A relação entre o Grupo Filtroil e o óleo isolante para transformador

O Grupo Filtroil também atua com uma lista de serviços direcionados para o óleo isolante para transformador, assim como é o caso de outros fluidos industriais. Afinal, a manutenção do óleo é menos custosa que a aquisição de um novo fluido. Sendo assim, nós oferecemos:

- Análise e diagnóstico (serviços feitos com a expertise de nossos profissionais em um laboratório próprio);

- Serviços de filtragem em campo (realizado pela nossa divisão Filtroil Subestações);

- Serviços de regeneração (que faz parte do nosso escopo Filtroil Lub+);

- Consultoria para elaboração de plano de manutenção e gestão de ativos (para equipamentos elétricos, como transformadores e outros).

Caso tenha gostado das informações que trouxemos neste texto e queira continuar aprendendo cada vez mais, basta seguir a Filtroil no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi