Blog

Fluído térmico: o que é e propriedades

Fluído térmico: o que é e propriedades

Entre os diversos tipos de óleos industriais necessários para seu maquinário, o fluído térmico é um dos mais importantes. Não à toa, ele também é um dos mais caros. Mas, além de entender sua importância e utilizá-lo em suas máquinas, você sabe exatamente o que o fluído térmico é? Entende o que ele faz, e como suas propriedades contribuem para isso?

É provável que não — e foi pensando nisso que a Filtroil elaborou este texto. Desta forma, entendendo tudo sobre o funcionamento do óleo, você terá mais facilidade em descobrir quando algo estiver errado e, consequentemente, saberá o que fazer para garantir o melhor para suas máquinas.

Continue a leitura e entenda!

O que é fluído térmico? Por que é importante?

Utilizando uma definição bem básica, o fluído térmico é uma substância — fabricada a partir de vários tipos de materiais — utilizada em sistemas industriais que necessitam de transferência de calor. Ele deve ser o material escolhido para exercer tais funções graças a sua capacidade de alcançar temperaturas extremas sem que seu estado físico se altere.

Outros fluídos não são recomendados pois, por mais que possam ter a capacidade de transferir calor, eles podem ter alterações no estado físico dependendo da temperatura atingida pelo sistema. Quando isso acontece, o processo produtivo realizado pela máquina pode ser negativamente afetado — prejudicando tanto o processo em si quanto a vida útil do equipamento, além de ameaçar a segurança das pessoas e equipamentos envolvidos no processo.

Podemos afirmar ainda que os principais objetivos do fluído térmico são: 

  • Garantir que as atividades industriais sejam realizadas sem perda ou ganho de calor, garantindo, assim, que ela mantenha a temperatura que precisa para que alcance os resultados desejados;
  • Transferir calor para processos térmicos, já que pode ser aquecido a temperaturas elevadas sem que seu estado físico seja afetado;
  • E refrigerar equipamentos, por ser capaz de retirar o calor de dentro do equipamento.

Considerando que a alta pressão dentro do sistema, causada pelo excesso de temperatura que ocorre quando o óleo térmico não é aplicado, pode danificar seriamente a máquina utilizada, fica muito claro por que este fluído é tão importante, não acha?

Propriedades e principais tipos disponíveis no mercado

As propriedades de um fluído térmico podem variar de acordo com sua aplicabilidade, mas, no geral, estamos falando de óleos com, calor específico elevado, alta condutividade térmica, baixa viscosidade, estabilidade térmica, vida útil para ciclos de, em média, 500 horas ininterruptas e capacidade de trabalhar em temperaturas entre -88°C e 400°C.

Quanto aos tipos disponíveis no mercado, basta pensar nos objetivos que citamos acima. Para cada um deles, utiliza-se um tipo diferente. Os principais fluídos térmicos encontrados no mercado são:

  • Óleo térmico para alta temperatura;
  • Óleo térmico para baixa temperatura;
  • Óleo térmico para troca de calor;
  • Óleo térmico para aquecimento e resfriamento;
  • Óleo térmico de grau alimentício;
  • Entre outros.

É ideal que a sua indústria conte com profissionais que possam auxiliar na escolha dos óleos mais adequados do mercado para o seu caso. Assim, você garante o melhor das suas máquinas, ao mesmo tempo em que assegura que elas funcionem perfeitamente por mais tempo.

Recuperação de fluído térmico

Lembra que citamos no começo deste texto que o fluído térmico é um dos mais caros de toda a indústria? Por este motivo, comprar um óleo novo quando a vida útil do seu estiver chegando ao fim não é muito interessante.

Ao invés disso, uma alternativa muito recomendada é buscar um serviço de recuperação de fluídos. Através de diversas técnicas de purificação, as características necessárias para o bom funcionamento do óleo são devolvidas a ele — e ele pode ser reutilizado.

A economia que se obtém é considerável, visto que recuperar um óleo é muito mais barato do que comprar um novo. Além da otimização de custos, você ainda estará reciclando o fluído, contribuindo também com a sustentabilidade ambiental.

Para saber mais sobre o assunto, é só entrar em contato com a Filtroil!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi