Entre os diversos tipos de óleos industriais necessários para seu maquinário, o fluído térmico é um dos mais importantes. Não à toa, ele também é um dos mais caros. Mas, além de entender sua importância e utilizá-lo em suas máquinas, você sabe exatamente o que o fluído térmico é? Entende o que ele faz, e como suas propriedades contribuem para isso?
É provável que não — e foi pensando nisso que a Filtroil elaborou este texto. Desta forma, entendendo tudo sobre o funcionamento do óleo, você terá mais facilidade em descobrir quando algo estiver errado e, consequentemente, saberá o que fazer para garantir o melhor para suas máquinas.
Continue a leitura e entenda!
Utilizando uma definição bem básica, o fluído térmico é uma substância — fabricada a partir de vários tipos de materiais — utilizada em sistemas industriais que necessitam de transferência de calor. Ele deve ser o material escolhido para exercer tais funções graças a sua capacidade de alcançar temperaturas extremas sem que seu estado físico se altere.
Outros fluídos não são recomendados pois, por mais que possam ter a capacidade de transferir calor, eles podem ter alterações no estado físico dependendo da temperatura atingida pelo sistema. Quando isso acontece, o processo produtivo realizado pela máquina pode ser negativamente afetado — prejudicando tanto o processo em si quanto a vida útil do equipamento, além de ameaçar a segurança das pessoas e equipamentos envolvidos no processo.
Podemos afirmar ainda que os principais objetivos do fluído térmico são:
Considerando que a alta pressão dentro do sistema, causada pelo excesso de temperatura que ocorre quando o óleo térmico não é aplicado, pode danificar seriamente a máquina utilizada, fica muito claro por que este fluído é tão importante, não acha?
As propriedades de um fluído térmico podem variar de acordo com sua aplicabilidade, mas, no geral, estamos falando de óleos com, calor específico elevado, alta condutividade térmica, baixa viscosidade, estabilidade térmica, vida útil para ciclos de, em média, 500 horas ininterruptas e capacidade de trabalhar em temperaturas entre -88°C e 400°C.
Quanto aos tipos disponíveis no mercado, basta pensar nos objetivos que citamos acima. Para cada um deles, utiliza-se um tipo diferente. Os principais fluídos térmicos encontrados no mercado são:
É ideal que a sua indústria conte com profissionais que possam auxiliar na escolha dos óleos mais adequados do mercado para o seu caso. Assim, você garante o melhor das suas máquinas, ao mesmo tempo em que assegura que elas funcionem perfeitamente por mais tempo.
Lembra que citamos no começo deste texto que o fluído térmico é um dos mais caros de toda a indústria? Por este motivo, comprar um óleo novo quando a vida útil do seu estiver chegando ao fim não é muito interessante.
Ao invés disso, uma alternativa muito recomendada é buscar um serviço de recuperação de fluídos. Através de diversas técnicas de purificação, as características necessárias para o bom funcionamento do óleo são devolvidas a ele — e ele pode ser reutilizado.
A economia que se obtém é considerável, visto que recuperar um óleo é muito mais barato do que comprar um novo. Além da otimização de custos, você ainda estará reciclando o fluído, contribuindo também com a sustentabilidade ambiental.
Para saber mais sobre o assunto, é só entrar em contato com a Filtroil!
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.