Blog

Consumidores pagam mais para empresas sustentáveis: você sabia?

Consumidores pagam mais para empresas sustentáveis: você sabia?


As tendências de compra da população mundial estão sempre mudando; isso é uma situação comum no mercado. No entanto, o que antes levava anos para mudar, hoje pode passar por uma transformação em poucos meses — graças ao advento da internet e o enorme acesso à informação. Atualmente, a tendência é a busca por empresas sustentáveis e transparentes.

Muitos consumidores, inclusive, estão dispostos a pagar valores mais altos em produtos e serviços de empresas sustentáveis. Pelo menos é o que concluiu uma pesquisa realizada pela IBM, em parceria com a NRF (National Retail Federation), no ano passado.

O estudo envolveu aproximadamente 20 mil pessoas com idades entre 18 e 73 anos e habitantes de quase 30 países diferentes — incluindo o Brasil. Esses números mostram que estamos tratando de uma pesquisa ampla, que pode ser utilizada como uma espécie de padrão para o mercado no geral.

Um dos pontos mais destacados pelo estudo foi a importância das empresas sustentáveis, da transparência e das ações condizentes com os valores dessas organizações. E são exatamente esses pontos que a Filtroil destaca neste texto.

Para entender ainda mais a importância de ser uma empresa sustentável, além de saber como se tornar uma, continue a leitura abaixo!

Pesquisa da IBM mostra que consumidores pagam mais por produtos sustentáveis

Até poucas décadas atrás, os consumidores se importavam muito pouco com a história, os valores e as atitudes de uma empresa. Hoje, o cenário mudou completamente. Uma das conclusões oriundas do estudo da IBM e da NRF é que um terço de todos os consumidores deixaria de comprar seus produtos favoritos se perdesse a confiança na empresa.

Além disso, cerca de 6 mil consumidores entre os entrevistados afirmaram que já deixaram de comprar com alguma de suas marcas favoritas ao longo de 2019. Não apenas há a intenção de migrar de marca, como ela também já se transformou em ação em muitos casos.

E um número específico revelado pela pesquisa embasa tal afirmação. De acordo com os resultados, 70% dos consumidores estão dispostos a pagar um valor até 35% maior para empresas sustentáveis, como é o caso de produtos reciclados ou mais ecológicos.

Outros números mostrados na pesquisa

Mas este não foi o único número de relevância exibido pelo estudo resultante da parceria entre a IBM e a NRF. Outras informações importantes e que podem orientar a atuação da sua empresa daqui em diante foram:

  • 57% dos entrevistados afirmaram que estão dispostos a mudar seus hábitos de compra se isso for ajudar na redução do impacto ambiental negativo;
  • 79% de todos os consumidores consideram importante que as marcas forneçam autenticidade garantida ao comprar produtos;
  • Desses 79%, 71% estão dispostos a pagar um valor maior para empresas que ofereçam total transparência em relação a seus produtos, incluindo fatores como a origem das matérias-primas e os modos de produção.

Como forma de conclusão do estudo, a IBM ainda traz uma lista de ações que podem ser tomadas pelas empresas para estar de acordo com o que os consumidores desejam, incluindo oferecer cada vez mais transparência e rastreabilidade e avaliar a sustentabilidade por meio do impacto econômico.

A matéria completa, que traz todos os dados da pesquisa, pode ser lida no blog da própria IBM, através deste link.

Empresas sustentáveis: como se tornar uma?

E se você deseja que sua organização entre para a lista de empresas sustentáveis, a primeira ação a ser feita é contratar um serviço de consultoria ambiental. Isso porque a probabilidade é que você nem saiba exatamente quais ações tomar para ir mais a fundo no caminho sustentável, tornando-se um preservador ativo do meio ambiente e uma empresa mais confiável para os consumidores, certo?

A consultoria é o serviço que fará uma análise completa da situação da sua empresa e listará tudo que ela deve colocar em prática para mudar o cenário atual. E este é um dos serviços da Filtroil, visto que estamos constantemente atuando em um esforço coletivo pelo bem do nosso planeta.

Para saber mais, entre em contato conosco!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi