Blog

3 das indústrias que mais poluem o meio ambiente

3 das indústrias que mais poluem o meio ambiente

Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes. Para se ter uma ideia, as indústrias são responsáveis por 22% de todo o uso de água, atrás apenas das atividades agropecuárias.

Pensando nisso, a Filtroil Ambiental elaborou uma lista contendo algumas das indústrias que mais poluem o meio ambiente neste sentido, ou seja, na geração de efluentes. Além disso, ao final nós ainda indicamos a solução para reduzir o problema.

Assim, você não apenas descobrirá se sua indústria está na lista, como também saberá como proceder para ajudar na preservação do meio ambiente, garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.

Continue a leitura e descubra algumas das indústrias que mais poluem o meio ambiente com sua geração de efluentes!

Indústrias que mais poluem o meio ambiente: 3 exemplos

1. Indústria têxtil

Entre todas as indústrias, a têxtil é a que mais gera efluentes líquidos. Isso porque a quantidade de água necessária para o processo de confecção e beneficiamento do tecido é enorme. Com a produção, essa água se mistura a inúmeros contaminantes, sendo um exemplo os corantes usados para dar cor às roupas.

Quando esse efluente é descartado sem nenhum tipo de tratamento, ele pode causar danos irreparáveis à água, ao solo e até mesmo ao meio ambiente como um todo.

2. Indústria alimentícia

Por ser subdividida em vários segmentos, a indústria alimentícia também figura entre as indústrias que mais poluem o meio ambiente. Um destaque mais claro dentro desta indústria, porém, é a produção de laticínios.

Tome como exemplo a produção do leite em pó. Os efluentes gerados neste processo possuem altas cargas de nitrogênio e fósforo. Quando lançados inadequadamente, eles podem provocar um crescimento excessivo de águas e plantas.

Isso reduz a presença de oxigênio na água, provocando a morte de diversas espécies animais e vegetais e causando um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

3. Indústria petroquímica

Como o próprio nome sugere, a indústria petroquímica tem como objetivo a obtenção de derivados químicos a partir de combustíveis fósseis (gás natural e petróleo). Alguns exemplos de produtos gerados nestas indústrias incluem plásticos, fibras sintéticas, borracha sintética, detergentes e adubos nitrogenados. 

A emissão de efluentes líquidos neste caso é caracterizado por águas residuárias contendo a matéria-prima principal ou produto ou águas contendo subprodutos produzidos durante as

reações. Como nos casos anteriores, o descarte sem tratamentos pode causar graves consequências à natureza.

E qual é a solução?

Como você pôde reparar, nós citamos algumas vezes ao longo deste texto o tratamento dos efluentes antes que eles sejam descartados. Este é um dos passos fundamentais e indispensáveis para as indústrias que mais poluem o meio ambiente. Afinal, desta forma é possível reduzir significativamente os impactos causados.

No entanto, reduzir a geração desses efluentes também é uma solução — sendo ainda mais recomendada. Algumas medidas específicas podem ser tomadas dependendo da indústria, e a maneira mais adequada de saber quais são e aplicá-las é através de uma consultoria ambiental.

A Filtroil Ambiental realiza projetos de economia circular que visam aproveitar alguns tipos de efluentes industriais, como, por exemplo óleos e graxas, visando obter subprodutos que podem ser utilizados como matéria prima para produção de outros produtos de consumo industrial, proporcionando um ciclo de logística reversa.

Para saber mais, é só entrar em contato!

E, caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi