O que você pensa quando ouve falar em manutenção? A princípio, essa palavra pode remeter à ideia de um serviço prestado quando um equipamento apresenta falhas. Porém, ela vai muito além do conserto do maquinário danificado e existem diferentes tipos de manutenção. Hoje, falaremos sobre a manutenção proativa.
Se você ainda não conhece e aplica a manutenção proativa em sua indústria, saiba que está perdendo uma grande oportunidade. Com ela, é possível economizar até 10 vezes mais do que o valor gasto com falhas no equipamento.
Quer saber mais sobre o que é a manutenção proativa? Então continue lendo que a FIltroil te mostrará porque ela é tão importante!
Para que você entenda o que é e como ela se diferencia das formas convencionais de manutenção, é preciso compará-la a outros tipos que buscam evitar os problemas antes que eles aconteçam. Veja:
E a manutenção proativa? Qual é o seu diferencial?
A manutenção proativa não age nos sintomas, mas sim na análise da causa raiz da falha. Por isso, esse tipo de ação no equipamento consegue, mais do que qualquer outro método, evitar paradas desnecessárias e, assim, garantir uma grande economia para o setor industrial.
A função da manutenção proativa é, portanto, ampliar a vida útil do equipamento através de boas práticas de lubrificação e monitoramento constante dos parâmetros do lubrificante.
De acordo com James Fitch:
“Enquanto as causas-raiz da falha são muitas, ou pelo menos se presume que são, é geralmente aceito que 10 por cento das causas da falha são responsáveis por 90 por cento das ocorrências. Na maioria dos casos, os sintomas da falha mascaram a causa raiz ou são eles próprios considerados como a causa. Por exemplo, a falha súbita de um rolamento é com frequência considerada como causada por lubrificante de má qualidade ou ruim. A causa- raiz, por outro lado, é contaminação no lubrificante ou instalação defeituosa do rolamento”.
Por isso, ela se torna, como dissemos antes, capaz de evitar gastos desnecessários, tornando os gastos com manutenção até 10 vezes mais baratos.
Depois de entender melhor sobre a manutenção proativa e como ela funciona, você deve estar pensando sobre como colocá-la em prática na sua indústria. E, é claro, temos dicas importantes para você nesse quesito:
Como o monitoramento dos óleos industriais é o ponto central para a manutenção proativa, a Filtroil é sua melhor parceira nesse processo. Com o segmento Lub +, oferecemos ampla gama de serviços para aumentar a disponibilidade dos seus equipamentos, como análises, filtragem, purificação e a blindagem. Conheça nossas soluções!
James C., FITCH. Manutenção proativa pode economizar 10 vezes mais do que práticas de manutenção preditiva/preventiva convencionais. Disponível em https://www.ufjf.br/seguranca/files/2013/12/Manutenção-proativa.pdf. Acesso em 29 jul. 2022.
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.