Blog

Soluções industriais: conheça o sistema de blindagem

Soluções industriais: conheça o sistema de blindagem

Quem lida com indústrias de produção em série sabe que a implantação de recursos e de  soluções industriais são necessárias para manter os equipamentos em funcionamento. 

Hoje, vamos falar sobre uma dessas soluções industriais: o sistema de blindagem. Com ele, é possível reduzir as falhas hidráulicas em até 80%, garantindo uma redução de 50% com os custos de manutenção do equipamento 

Isso acontece porque a blindagem atua na proteção do sistema, como mostraremos no decorrer deste texto! Continue a leitura para conhecer mais sobre a blindagem industrial e seus benefícios. 

O que é um sistema de blindagem?

Um equipamento em funcionamento está exposto a diversos contaminantes, independente do seu ambiente de operação. Quando está em operação, a máquina precisa respirar, atividade essa que, sem a devida adequação, permite o ingresso de partículas e de umidade no sistema. 

Por conta disso, um  problema frequente é a contaminação dos óleos lubrificantes, que pode acontecer por diferentes motivos, incluindo o próprio funcionamento do maquinário e o seu local de sua operação. 

Tal contaminação afeta a confiabilidade do lubrificante, o que pode levar à interrupção na linha de produção devido à quebras repentinas de componentes da máquina. 

Por isso, a busca por soluções industriais adequadas é fundamental. Dessa forma, sua indústria consegue acompanhar a saúde do lubrificante, analisando dados e monitorando a condição do óleo, o  que otimiza todos os processos. Veja o vídeo com um pouco mais sobre a importância dos cuidados com a lubrificação:

E o que faz a blindagem? Como foi dito no vídeo, ela garante a maior confiabilidade dos lubrificantes, impedindo a presença de contaminantes e facilitando a  identificação de problemas. Assim, o uso dos sistema de blindagem prolonga a vida útil dos equipamentos, além de possibilitar o pleno funcionamento da sua linha de produção. 

Soluções industriais da Filtroil: Kit de Blindagem

Para você entender melhor como funciona o sistema de blindagem, veja mais sobre o Kit de Blindagem oferecido pela Filtroil. 

O kit é composto por três itens que atuam de maneira conjunta na blindagem dos equipamentos. Veja como cada um deles opera: 

1 – Câmara de expansão

É um item pensado para absorver a pressão interna provocada pela mudança  de  temperatura durante o funcionamento dos equipamentos. Desse modo, a câmara de expansão equaliza a pressão do sistema. Esse processo reduz a oxidação causada por aumentos bruscos de temperatura do óleo e atua evitando o superaquecimento de componentes. 

2 – Dessecante

Um dos problemas mais relevantes para os equipamentos é a presença de contaminantes. Nesse quesito, a função do dessecante é atuar como um removedor, retirando partículas, umidades ou outras sujidades que podem invadir o maquinário pela entrada de ar. 

O dessecante é essencial no sistema de blindagem, porque filtra e retém todos esses contaminantes, que ficam presos em sua sílica. Ele funciona, portanto, como um indicativo visual para troca do lubrificante. Quando há muita umidade e partículas no sistema, o dessecante as retém e altera a sua cor, que, originalmente laranja, passa para verde escuro, mostrando visualmente a contaminação. 

3 – Visor de nível constante

Esse item possui as funções  de facilitar a observação dos óleos lubrificantes e repor o nível do óleo. Assim, caso haja problemas, como  vazamentos, é simples para o lubrificador visualizar, através do visor de nível, que ele está repondo o óleo mais rápido que o usual. 

Com isso, o responsável conseguirá realizar uma inspeção da máquina e resolver o problema o mais rápido possível, evitando maiores danos para o equipamento. 


Com esses três itens funcionando em conjunto, seus sistemas hidráulicos estarão efetivamente blindados e a confiabilidade dos seus ativos estará garantida. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas. Teremos prazer em tirar suas dúvidas sobre o Kit de Blindagem e outras soluções industriais.

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi