Quem lida com indústrias de produção em série sabe que a implantação de recursos e de soluções industriais são necessárias para manter os equipamentos em funcionamento.
Hoje, vamos falar sobre uma dessas soluções industriais: o sistema de blindagem. Com ele, é possível reduzir as falhas hidráulicas em até 80%, garantindo uma redução de 50% com os custos de manutenção do equipamento
Isso acontece porque a blindagem atua na proteção do sistema, como mostraremos no decorrer deste texto! Continue a leitura para conhecer mais sobre a blindagem industrial e seus benefícios.
Um equipamento em funcionamento está exposto a diversos contaminantes, independente do seu ambiente de operação. Quando está em operação, a máquina precisa respirar, atividade essa que, sem a devida adequação, permite o ingresso de partículas e de umidade no sistema.
Por conta disso, um problema frequente é a contaminação dos óleos lubrificantes, que pode acontecer por diferentes motivos, incluindo o próprio funcionamento do maquinário e o seu local de sua operação.
Tal contaminação afeta a confiabilidade do lubrificante, o que pode levar à interrupção na linha de produção devido à quebras repentinas de componentes da máquina.
Por isso, a busca por soluções industriais adequadas é fundamental. Dessa forma, sua indústria consegue acompanhar a saúde do lubrificante, analisando dados e monitorando a condição do óleo, o que otimiza todos os processos. Veja o vídeo com um pouco mais sobre a importância dos cuidados com a lubrificação:
E o que faz a blindagem? Como foi dito no vídeo, ela garante a maior confiabilidade dos lubrificantes, impedindo a presença de contaminantes e facilitando a identificação de problemas. Assim, o uso dos sistema de blindagem prolonga a vida útil dos equipamentos, além de possibilitar o pleno funcionamento da sua linha de produção.
Para você entender melhor como funciona o sistema de blindagem, veja mais sobre o Kit de Blindagem oferecido pela Filtroil.
O kit é composto por três itens que atuam de maneira conjunta na blindagem dos equipamentos. Veja como cada um deles opera:
É um item pensado para absorver a pressão interna provocada pela mudança de temperatura durante o funcionamento dos equipamentos. Desse modo, a câmara de expansão equaliza a pressão do sistema. Esse processo reduz a oxidação causada por aumentos bruscos de temperatura do óleo e atua evitando o superaquecimento de componentes.
Um dos problemas mais relevantes para os equipamentos é a presença de contaminantes. Nesse quesito, a função do dessecante é atuar como um removedor, retirando partículas, umidades ou outras sujidades que podem invadir o maquinário pela entrada de ar.
O dessecante é essencial no sistema de blindagem, porque filtra e retém todos esses contaminantes, que ficam presos em sua sílica. Ele funciona, portanto, como um indicativo visual para troca do lubrificante. Quando há muita umidade e partículas no sistema, o dessecante as retém e altera a sua cor, que, originalmente laranja, passa para verde escuro, mostrando visualmente a contaminação.
Esse item possui as funções de facilitar a observação dos óleos lubrificantes e repor o nível do óleo. Assim, caso haja problemas, como vazamentos, é simples para o lubrificador visualizar, através do visor de nível, que ele está repondo o óleo mais rápido que o usual.
Com isso, o responsável conseguirá realizar uma inspeção da máquina e resolver o problema o mais rápido possível, evitando maiores danos para o equipamento.
Com esses três itens funcionando em conjunto, seus sistemas hidráulicos estarão efetivamente blindados e a confiabilidade dos seus ativos estará garantida. Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas. Teremos prazer em tirar suas dúvidas sobre o Kit de Blindagem e outras soluções industriais.
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.