Blog

Sistema de Gestão Ambiental (SGA): o que é? É importante?

Sistema de Gestão Ambiental (SGA): o que é? É importante?

A preocupação geral com as condições do meio ambiente nunca foi tão grande quanto é atualmente. Representantes de diferentes setores da sociedade estão fazendo suas partes, incluindo chefes de Estado, empresas, indústrias e até mesmo o cidadão médio. No âmbito empresarial, medidas como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) — assunto deste texto — estão entre as ferramentas utilizadas.

Como o próprio nome sugere, um Sistema de Gestão Ambiental é uma estrutura para gerir empresas, com foco em ações e medidas que reduzam os impactos causados no meio ambiente. Mas esta é uma definição um pouco mais básica; para entender perfeitamente do que estamos falando, é preciso ir além.

E foi pensando nisso que a Filtroil preparou este texto. Na sequência, além de explicar com mais detalhes o que é um Sistema de Gestão Ambiental, nós ainda explicamos por que ele é importante para que as empresas sejam capazes de aumentar ainda mais sua responsabilidade ambiental.

Continue a leitura e entenda!

O que é Sistema de Gestão Ambiental?

SGAs nada mais são que sistemas formados por procedimentos técnicos e políticas cujo objetivo é orientar as ações da empresa em questão rumo a uma melhor administração ambiental. Com a implementação de um desses sistemas, torna-se possível controlar e, consequentemente, reduzir os impactos causados pela empresa.

Quem estabelece este conceito, assim como seus objetivos e outras particularidades, é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especificamente em sua norma NBR ISO 14001. É também nesta norma que estão descritos os requisitos de implementação e operação, com todos os detalhes que a empresa precisa saber para colocar as ações em prática.

Por fim, outro ponto importante a se saber a respeito do Sistema de Gestão Ambiental descrito pela ABNT são seus objetivos, que também fazem parte do texto da norma. De acordo com ela, as finalidades de um SGA são:

  • “Proteção do meio ambiente pela prevenção ou mitigação dos impactos ambientais diversos;
  • Mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização;
  • Auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Controle ou influência no modo em que os produtos e serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados, utilizando uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir o deslocamento involuntário dos impactos ambientais dentro do ciclo de vida;
  • Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
  • Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas pertinentes.

Por que ele é importante?

Há alguns motivos que explicam a importância de um Sistema de Gestão Ambiental. O primeiro deles é, sem dúvidas, os benefícios para o meio ambiente. Com a implementação de ações específicas, a empresa deixa de ter o impacto que causava anteriormente, fazendo sua parte na construção de um futuro melhor para todos.

Mas não é apenas isso. As próprias empresas também se beneficiam com essas medidas. Uma das vantagens é a construção de uma imagem melhor perante o mercado. Empresas que se preocupam com o meio ambiente e que investem em ações para ter um impacto reduzido estão sendo cada vez mais valorizadas.

Por fim, também há a questão da economia. Além de melhorar sua imagem, certas ações também fazem com que a empresa gaste menos com elementos como matéria-prima e energia elétrica.

E aí, entendeu por que é importante atuar com um Sistema de Gestão Ambiental? Caso tenha gostado do conteúdo que nós trouxemos e queira receber mais textos como este, basta seguir a Filtroil no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2024 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi