Blog

Sustentabilidade industrial: o que é? Por que é importante?

Sustentabilidade industrial: o que é? Por que é importante?

Há muitos anos se fala sobre a necessidade de reduzir os impactos negativos causados pela indústria. Desde a Revolução Industrial, o setor é o maior responsável por diversos danos sofridos pelo meio ambiente. E foi em meio a essa conversa que o conceito de sustentabilidade industrial surgiu. Neste texto, a Filtroil fala mais sobre ele.

Além de trazer o conceito com mais detalhes e explicar sua importância, vamos falar a respeito da relação que ele tem com a economia circular e, por fim, mostrar como nós te ajudamos a contribuir com este cenário.

Continue a leitura e entenda!

Sustentabilidade industrial e sua importância

O termo “sustentabilidade” é tão falado que é possível observar certa banalização; em que muitos não sabem exatamente o que ele significa, apenas que tem relação com a preservação do meio ambiente. Na prática, ações sustentáveis são as que têm o objetivo de suprir as necessidades do presente sem afetar o futuro.

Trazendo para a nossa realidade, a sustentabilidade industrial é a adoção deste conceito nas indústrias. Ela é exatamente o que a indústria precisa para reduzir os impactos que causa, reunindo ações que promovem o respeito e a preservação do meio ambiente sem que as atividades da indústria sejam afetadas.

Algumas das práticas que fazem parte da sustentabilidade industrial incluem a destinação correta de resíduos, o uso de materiais reciclados, o reaproveitamento da água, entre outros.

E as vantagens vão além da preservação ambiental. Com a adoção dessas ações, a indústria reduz custos de produção e melhora sua imagem perante clientes e fornecedores, visto que está fazendo o melhor para colaborar com o meio ambiente. Isso, entre outros motivos, mostra por que ela é tão importante.

A relação com a economia circular

Agora que você já sabe o que é sustentabilidade industrial e sua importância, é fundamental tratar de outro ponto: a economia circular. É impossível falar de uma sem citar a outra. Enquanto a sustentabilidade industrial foca na reciclagem e na gestão de resíduos, a economia circular vai além, abrangendo a mudança de processos e a otimização do uso de recursos.

Com ela, um dos objetivos da indústria passa a ser a mudança do relacionamento com os recursos naturais, aperfeiçoando o sistema econômico da empresa. Isso faz com que a indústria dependa menos de matéria-prima virgem, dando prioridade aos recursos renováveis e recicláveis.

As vantagens acabam sendo praticamente as mesmas da sustentabilidade industrial, desde a redução de custos até a melhora da imagem perante o mercado. A principal diferença é que o processo promovido pela economia circular é mais profundo. 

Como a Filtroil contribui com este cenário

Independente do conceito, a Filtroil pode ser uma peça chave para que a sua indústria faça parte do grupo de empresas que contribuem com o meio ambiente. Lembra que citamos que a gestão correta de resíduos é uma das ações envolvidas tanto na sustentabilidade industrial quanto na economia circular?

Um dos nossos serviços é exatamente esse. Com a destinação correta de resíduos industriais, nós atuamos com o tratamento e a recuperação de insumos para a produção de ecoprodutos voltados para a indústria.

Para saber mais a respeito deste e de outros serviços, entre em contato conosco!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi