Blog

4 dicas para reduzir a geração de resíduos em indústrias

4 dicas para reduzir a geração de resíduos em indústrias

Para que sejam capazes de manter as suas produções, é praticamente inevitável a geração  de resíduos por parte das indústrias. Afinal,  qualquer processo produtivo, seja ele industrial ou não, acaba gerando resíduos de todos os tipos. No entanto, em um cenário onde a preocupação ambiental é cada vez maior, reduzir a geração de resíduos é praticamente uma obrigação de todas as indústrias.

Conceitos como o de Indústria Circular tratam exatamente deste assunto. Aqui, o objetivo é reaproveitar os resíduos — seja utilizando-os em outros processos ou vendendo-os para outras empresas que podem utilizá-los como matéria-prima. Assim, além da redução, tem-se também a utilização de materiais que iriam para descarte.

Mas, afinal de contas, como reduzir a geração de resíduos em indústrias? Existe fórmula secreta? Certamente esta não é uma solução fácil, mas, com algumas dicas, qualquer indústria pode colocar essa redução em prática.

E é sobre isso que a Filtroil fala neste texto! Na sequência, nós damos 4 dicas para que indústrias gerem menos resíduos em seus processos produtivos. Acompanhe!

Como reduzir a geração de resíduos

1. Capacitação de colaboradores

Antes que qualquer medida seja implementada, é preciso capacitar os colaboradores da indústria. Isso porque são eles que irão lidar com os processos produtivos diariamente; caso eles não estejam integrados com as medidas de redução residual, é impossível que eles as coloquem em prática.

Além de conversar com a equipe sobre as novas medidas, uma solução extremamente eficaz é promover cursos e palestras a respeito do assunto — mostrando, além de como colocá-las em prática, os benefícios que ela trará para todos os envolvidos.

2. Investimento em equipamentos mais eficientes

Muitas das ações para reduzir a geração de resíduos são investimentos a longo prazo. Se uma ou mais máquinas da sua indústria já estão obsoletas, é muito provável que elas não sejam ecologicamente viáveis, isto é, que produzam muitos resíduos e/ou  causem impactos negativos ao meio ambiente, como, por exemplo, o consumo exacerbado de energia.

Uma solução para isso é substituir o que for possível de equipamentos. Ainda que este seja um investimento consideravelmente alto, as mudanças serão drásticas, ao mesmo tempo em que a imagem da indústria perante o mercado terá uma grande melhora. 

3. Substituição de matérias-primas

Você já parou para pensar que algumas das matérias-primas que utiliza hoje podem ser substituídas? Dependendo dos processos da sua indústria, é possível que, atualmente, seja necessário extrair os materiais que utiliza de matrizes naturais — causando  impactos ao meio ambiente, especialmente se estivermos falando de fontes não renováveis.

Contudo, há diferentes ações que podem ser tomadas para reduzir isso, dentro de um sistema sustentável, sendo a principal delas a que já citamos na introdução. Ao invés de extrair novos materiais, você pode reaproveitar outros que já foram utilizados em processos diferentes — tanto da sua quanto de outras indústrias.

E o mesmo vale para o contrário: vender alguns de seus resíduos para indústrias que precisam deles promove a reutilização e diminui a geração de lixo.

4. Implementação dos 3 Rs

Por fim, uma dica básica, que aparece sempre que falamos em sustentabilidade: a implementação dos 3 Rs. Para quem não sabe, eles são, em ordem de prioridade:

  • Reduzir;
  • Reutilizar;
  • Reciclar.

Recomenda-se que a prioridade seja sempre reduzir. Quando isso não for possível, reutilizar e, em último caso, reciclar. Caso você não saiba a diferença exata entre esses termos, a Filtroil já fez um texto sobre o assunto, o qual você pode conferir clicando aqui.

E agora, aprendeu a reduzir a geração de resíduos na sua indústria? Caso tenha gostado deste texto e queira continuar recebendo dicas, siga a Filtroil no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi