A relação com a comunidade local é uma tarefa cada vez mais presente nos objetivos estratégicos de negócios ao redor do mundo, e quem o faz, transforma a sociedade ao seu redor.
Além disso, ações sociais se constituem em um dos pilares do ESG (Environmental, Social e Governance), conceito que está sendo amplamente adotado pelas empresas realmente comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
Diante desse contexto, investir na relação com a comunidade local se tornou um dever para preencher uma expectativa já preexistente na mente dos cidadãos.
Cientes da sua importância, nós, da Filtroil, escrevemos este artigo a fim de esclarecer a importância desta aproximação, como o ESG une desenvolvimento e pautas sociais, e maneiras para você investir nisso.
Continue conosco e entenda mais!
A relação com a comunidade local é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável de qualquer empresa.
Quando uma empresa investe em uma relação próxima com a comunidade, ela contribui para a construção de um ambiente social mais positivo e coeso.
Nesse sentido, diversas pesquisas demonstram a importância da relação próxima entre empresas e comunidades.
Conforme a pesquisa ”Cone Communications/Ebiquity Global CSR Study” de 2015:
Além disso, a relação com a comunidade pode transformar a realidade social além de propiciar o desenvolvimento sustentável da empresa.
Exemplos disso são o acesso e descobrimento de novos talentos locais, aprimoramento do conhecimento do mercado, redução de custos operacionais e a possibilidade de desenvolver novos produtos e serviços para atender às demandas locais.
ESG é uma sigla que representa as iniciativas de responsabilidade social, ambiental e governança corporativa, e tem sido adotada em escala global por empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.
Assim, esses três fatores são cruciais para a sustentabilidade das empresas e são cada vez mais relevantes para a sociedade como um todo, desde consumidores e investidores à comunidade local.
A importância do ESG na transformação de comunidades locais está diretamente ligada à ideia de que as empresas são parte integrante das sociedades em que operam.
Elas têm o poder e a responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento dessas comunidades, garantindo que seus negócios sejam conduzidos de forma ética e responsável.
Desse modo, o ESG pode transformar as comunidades locais de várias maneiras. A seguir, apresentamos algumas das principais formas:
Agora que você já entendeu a importância da relação com a comunidade local para sua empresa, é hora de compreender como investir na sua execução.
Confira agora as 4 formas de empreender socialmente com o seu negócio, e impactar sua comunidade positivamente!
Eventos locais são uma excelente oportunidade para empresas estabelecerem e fortalecerem sua relação com a comunidade local.
Esses eventos podem ser uma forma efetiva de mostrar o compromisso da empresa com a comunidade, além de permitir a interação e engajamento direto com os moradores locais.
Existem vários tipos de eventos locais que uma empresa pode organizar ou patrocinar, tais como:
Esses eventos podem ser realizados em parceria com outras empresas, organizações sem fins lucrativos ou mesmo com o poder público.
A filantropia é uma forma de investir na comunidade local por meio de doações e ações sociais que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Nesse sentido, as empresas que praticam a filantropia geralmente escolhem causas que se alinham com seus valores e objetivos corporativos.
A Filtroil, por exemplo, já atua há 3 anos com ações solidárias de Natal, alegrando a data tão importante de comunidades carentes na cidade de Campina Grande do Sul, Paraná.
Esse é um modo de retribuir a sociedade local, contribuindo para transformar a data em uma nova oportunidade de ressignificação e desenvolvimento.
Assim, as empresas podem praticar a filantropia de diversas formas, como doações em dinheiro, doações de produtos, apoio a projetos sociais e voluntariado.
É importante que as empresas escolham causas que sejam relevantes para a comunidade local e que sejam coerentes com seus valores e objetivos corporativos.
Por fim, as ações de filantropia devem ser bem planejadas e executadas de forma transparente, para garantir que o impacto social seja positivo e duradouro.
As parcerias locais são uma ótima maneira de empresas estabelecerem uma relação mais próxima com a comunidade e contribuírem para o seu desenvolvimento.
Essas parcerias podem ser feitas com outras empresas, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino, governos locais, entre outros.
Desse modo, o ponto-chave é fortalecer negócios locais, oferecendo maiores possibilidades de desenvolvimento direto e indireto da comunidade.
As soluções regionais são uma das formas mais eficazes de uma empresa investir na comunidade local.
Trata-se de desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades da região, gerando empregos, promovendo o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, fornecendo soluções para questões locais.
Para isso, conte com a Filtroil: reunimos quase 4 décadas de experiência em aliar produtividade e sustentabilidade para os melhores negócios.
Entre em contato com nosso time agora, clicando aqui!
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.