Entre uma dezena de óleos utilizados pelo setor industrial, o óleo lubrificante é um dos mais importantes. Isso porque ele é o responsável por reduzir o ruído, o calor e o desgaste entre os componentes móveis das máquinas — aumentando a eficácia e a vida útil das mesmas. Por outro lado, para um óleo lubrificante apresentar características eficazes de desempenho, o mesmo deve passar pelo processo de aditivação.
Afinal, antes da realização deste processo, o fluido não é nem considerado um lubrificante ainda, mas sim um óleo básico. Somente após a aditivação ele passa a ter as características necessárias para cumprir a função de lubrificante e entregar os benefícios para o maquinário.
Tendo ciência da importância deste processo, o Grupo Filtroil preparou um texto dedicado inteiramente ao assunto. Na sequência, você não apenas aprende o que é uma aditivação de lubrificantes, como também conhece os principais aditivos utilizados no processo.
Para saber mais, continue a leitura abaixo!
De uma forma geral, aditivação é o processo por meio do qual uma substância (o aditivo) é acrescentada ao óleo básico, dando a ele certas propriedades — que variam de acordo com o aditivo utilizado. Só é possível obter um lubrificante depois que o óleo básico for aditivado.
É válido citar também que a aditivação não é feita somente nos fluidos aplicados nas indústrias, como também em diversos outros materiais, incluindo concreto, tintas, gasolina, álcool, diesel, entre outros. É daí, inclusive, que vem o nome “gasolina aditivada” que vemos para descrever o combustível nos postos de todo o Brasil.
Acontece que, no caso da indústria, a aditivação é mais importante ainda. Como as máquinas precisam dos lubrificantes para funcionar corretamente e como esses óleos precisam da aditivação para adquirir suas propriedades, é seguro dizer que a atividade industrial depende dos aditivos.
De acordo com o equipamento em que for utilizado, o aditivo deve ter alguns atributos distintos. Em função disso, existem aditivos dos mais variados. Entre os principais aditivos para lubrificantes, podemos citar:
E você, o que achou das informações que trouxemos a respeito da aditivação de lubrificantes? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo material informativo de alta qualidade, é só seguir a Filtroil no Facebook e no Instagram!
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.