Blog

Regeneração de óleo isolante: como é feita?

Regeneração de óleo isolante: como é feita?

Óleos isolantes, também conhecidos pelo nome técnico de óleos dielétricos, são as substâncias utilizadas para garantir o isolamento elétrico entre os componentes de um transformador (ou outros equipamentos elétricos, como reatores e chaves seccionadoras).

A principal função do óleo isolante em equipamentos elétricos é literalmente “isolar” a energia elétrica das “partes vivas” do restante da carcaça. A segunda principal função é a troca de calor, dissipando o calor gerado pelas peças para o exterior e garantindo a integridade das peças.

Mas esses óleos têm um tempo de vida útil — e é quando ela começa a se esgotar que a recomendação é apostar na regeneração de óleo isolante.

Isso porque, quando são descartados na natureza, os óleos podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente. Com a regeneração de óleo isolante, o mesmo óleo que já foi utilizado pode recuperar suas características iniciais e, assim, ser utilizado novamente em um ciclo sustentável que traz vantagens a todos.

Tudo isso sem falar na redução de custos (em média 40 a 70%); usar produtos decorrentes da regeneração de óleo isolante é mais barato do que adquirir um óleo novo.

Mas você já se perguntou como a regeneração de óleo isolante é feita? E, além disso, sabe qual é a hora certa de promover a regeneração do seu óleo? É exatamente sobre isso que nós falamos neste texto. Abaixo, você poderá entender melhor alguns detalhes do processo de regeneração de óleo isolante.

Continue a leitura e entenda!

Como saber a hora certa de regeneração?

Para que cumpra seu papel e garanta a saúde dos transformadores, o óleo utilizado deve ter características específicas. Alguns dos atributos que devem ter valores determinados incluem cor, densidade, rigidez dielétrica, fator de potência a 100º C, tensão interfacial e índice de neutralização.

E para avaliar se essas características estão de acordo com o que determinam as normas da ABNT, é necessário que alguns ensaios sejam realizados. Assim como os valores ideais, os ensaios também são determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A responsável por essa avaliação é a mesma empresa que ficará encarregada da regeneração de óleo isolante. Estes, inclusive, são dois serviços que fazem parte da atuação da Filtroil. Nós atuamos há mais de 35 anos, sempre com compromisso ambiental e entregando óleos regenerados de alta qualidade. Além disso, nós temos laboratório próprio, o que garante agilidade e otimização dos custos no processo.

Como a regeneração de óleo isolante é feita?

Chegamos, enfim, à resposta da pergunta que o trouxe até este texto. O processo de regeneração de óleo isolante envolve várias etapas, além de ser feito com a aplicação de altíssima tecnologia.

Primeiro, o óleo sujo chega até a empresa responsável. Depois, realiza-se uma coleta de amostra para avaliar as características do óleo. Após isso, ele passa para o primeiro passo da regeneração propriamente dita: a decantação, em que partículas sólidas são removidas do óleo.

Seguindo, temos a adsorção e o tratamento térmico que promovem a descontaminação do óleo. Ele vai, então, para a filtragem — etapa em que o óleo passa por diferentes elementos filtrantes até que alcance os padrões que já citamos. Para encerrar, o produto passa por um processo chamado de aditivação, com o objetivo de aumentar sua qualidade.

É fundamental que a regeneração de óleo isolante seja realizada por uma empresa que tenha qualificação e experiência no processo. Somente ela terá todos os certificados e irá aplicar os métodos recomendados para garantir a qualidade do óleo regenerado.

E este é o caso da Filtroil! Um de nossos serviços é justamente a coleta e a regeneração de óleos, sejam eles hidráulicos, minerais, isolantes, de motor, de turbina, de corte ou de usinagem. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por sua empresa!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi