Blog

Purificação de lubrificantes industriais: como é feita e por que é importante

Purificação de lubrificantes industriais: como é feita e por que é importante

Com o tempo, os óleos lubrificantes que sua indústria usa vão ficando contaminados. Este é um processo normal, visto que a atuação dos motores das máquinas resulta em agentes contaminantes que, por sua vez, são retidos pelo lubrificante. No entanto, depois que este óleo está gasto e perde sua eficácia, ele não precisa ser simplesmente descartado.

Afinal de contas, o descarte de óleos lubrificantes na natureza é uma ação extremamente danosa ao meio ambiente. Felizmente, existe uma outra solução à qual você pode recorrer: a purificação de lubrificantes industriais. Com ela, o óleo contaminado é purificado e pode ser reutilizado.

Mas, como isso é feito? E, afinal, por que fazê-lo? Neste texto, a Filtroil responde essas duas perguntas. Vamos te explicar por que a purificação de lubrificantes industriais é importante e ilustrar como o processo é feito.

Entenda!

Por que a purificação de lubrificantes industriais é importante?

Porque, como citamos, óleos lubrificantes são extremamente perigosos para o meio ambiente quando descartados na natureza. O descarte no solo, por exemplo, mata a vegetação e os microrganismos presentes no local, fazendo com que ele fique inutilizável tanto para agricultura quanto para construções.

Ao penetrar o solo, o lubrificante ainda pode alcançar o lençol freático. Isso faz com que todos os poços na região sejam prejudicados. Para se ter uma ideia, estima-se que um litro de óleo lubrificante pode contaminar um milhão de litros de água.

E não é apenas a natureza. Por mais que sua preservação seja importante por si só, ainda há a questão das legislações. Não dar a destinação correta a seus lubrificantes industriais pode fazer a empresa ser responsabilizada e ter que pagar multas altíssimas.

Recentemente, a Filtroil desenvolveu um informe chamado “Guia da Conformidade Ambiental”. Nele, nós contamos todos os passos que sua empresa deve seguir para estar de acordo com a legislação ambiental. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui.

Como este processo é feito?

Você já entendeu por que a purificação de lubrificantes industriais é importante, certo? Agora a Filtroil te conta como nós realizamos o processo. Tudo começa com a chegada do óleo lubrificante usado. Depois, ele pode passar por alguns processos, incluindo desidratação, destilação a vácuo e extração por solventes.

O objetivo desses processos é separar o óleo dos agentes contaminantes que vieram da máquina, podendo ser carbono, fuligem, água e aditivos esgotados. Esses agentes, então, são removidos, resultando em um óleo base.

O resultado da purificação de lubrificantes industriais não é um novo óleo lubrificante, mas sim um óleo base. Posteriormente, este óleo base passa pelos processos necessários para ser transformado em um novo óleo, como nós já explicamos neste texto.

Com isso, um material que seria descartado na natureza — trazendo enormes prejuízos para todos —, volta para o início do ciclo e serve como base para o desenvolvimento de novos produtos. Tudo isso torna nosso mercado ainda mais sustentável e reafirma o compromisso de todos com a preservação do meio ambiente.

A purificação de lubrificantes industriais, inclusive, é um dos serviços oferecidos pela Filtroil. Se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi