Blog

Óleo regenerado pela Filtroil é utilizado nas turbinas de Itaipu

Óleo regenerado pela Filtroil é utilizado nas turbinas de Itaipu

Periodicamente a Hidrelétrica de Itaipu realiza manutenções nos equipamentos e máquinas de sua megaestrutura. Uma destas manutenções consiste na troca de óleo dos equipamentos, e parte deste óleo passa pelo processo de regeneração da Filtroil.

O trabalho de regeneração é feito pela Filtroil e monitorado, etapa por etapa, pelos profissionais da Superintendência de Manutenção da Itaipu. Na regeneração são removidos os contaminantes e os aditivos originais, já degradados, tendo como resultado do processo o óleo básico. Após esta etapa de limpeza, são adicionados novos aditivos. Com isso, o óleo fica com as mesmas características de um óleo novo.

O Óleo Regenerado mantém as mesmas características do óleo original

O Óleo Regenerado mantém as mesmas características do óleo original

A regeneração precisa ser feita porque, com o tempo, os aditivos presentes no óleo são consumidos, o que reduz as propriedades necessárias para o correto funcionamento dos equipamentos. Além disso, as reações químicas e físicas formam subprodutos que contaminam o óleo e podem comprometer a vida útil das máquinas.

Transporte do óleo Regenerado

Transporte do óleo Regenerado

Uso de óleo regenerado na Itaipu já evitou passivo ambiental de 1 milhão de litros

Além de promover economia para a Itaipu ao não fazer a compra de produto novo, a regeneração evitou, na última década, que 1 milhão de litros de óleo, um resíduo contaminante, gerasse um passivo ao meio ambiente. Em vez disso, ele voltou a ser utilizado na própria usina, de onde saiu depois de cumprir sua vida útil.

É com muita satisfação e orgulho que a Filtroil faz parte desta parceria.

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi