Blog

Óleo desmoldante: o que é?

Óleo desmoldante: o que é?

A Filtroil atua em diferentes segmentos, sendo um deles a produção de óleo desmoldante para aplicações diversas na construção civil. É certo que você já deve ter ouvido falar em desmoldantes e talvez até mesmo utilizado um. Mas, na teoria, você sabe exatamente o que ele é? Conhece detalhes a respeito do produto?

Se não, neste texto você irá aprender isso e muito mais. Vamos explicar o que é óleo desmoldante, mostrar suas vantagens, locais de aplicação e diferentes tipos e, por fim, trazer uma comparação muito importante para quem trabalha com concretagens. Continue a leitura para saber mais!

O que é óleo desmoldante?

Óleo desmoldante é um produto líquido utilizado para criar uma fina camada oleosa entre o concreto e a fôrma em que ele é colocado. Dessa forma, evita-se que o material fique grudado nas fôrmas, garantindo uma concretagem mais eficiente, um acabamento superficial impecável e maior qualidade das peças no geral.

Uma ótima forma de entender o funcionamento do óleo desmoldante é fazendo uma comparação prática. Ele é uma espécie de manteiga usada para untar a fôrma e impedir que o bolo fique grudado. Nesse caso, porém, o bolo é o concreto. Os casos em que ele pode ser utilizado, assim como os benefícios, são diversos — como você vê em seguida.

Vantagens e onde são utilizados

Os campos de aplicação do óleo desmoldante são variados. Ele costuma ser usado para a produção de peças de concretos aparentes, artefatos e peças de concreto pré-fabricado e concretos em geral onde o bom aspecto é necessário. É muito presente em indústrias de artefatos de cimento, telhas e caixas d’água de fibrocimento.

Há toda uma lista de benefícios para quem usa esses produtos, sendo que já citamos brevemente alguns deles. Quem aplica um óleo desmoldante na produção obtém:

  • Desforma fácil e rápida;
  • Maior qualidade do acabamento superficial;
  • Evita contaminações no concreto;
  • Aumenta o tempo de vida útil das fôrmas.

Existem diferentes tipos?

Assim como existem tipos diferentes de fôrmas, também existem de desmoldantes — e certas fôrmas exigem desmoldantes específicos para que não sejam danificadas. Aqui na Filtroil, nós levamos isso em consideração para criar nossa linha de desmoldantes, oferecendo tipos distintos que devem ser usados de acordo com a situação específica de cada produção.

óleo desmoldante solúvel, por exemplo, é recomendado apenas para fôrmas metálicas. Como o próprio nome sugere, ele deve ser diluído antes da utilização — o que faz com que o produto renda mais. Nosso óleo desmoldante solúvel se chama Green Desmold; você pode conferir mais informações sobre ele clicando aqui.

Outro tipo é o óleo desmoldante integral de base vegetal, elaborado a partir do processamento e tratamento de óleos industriais e aditivos especiais. Este pode ser usado tanto em fôrmas metálicas quanto de madeira. Nosso desmoldante integral é o Green Mould, que você confere neste link

Óleo desmoldante x Óleo diesel

Por fim, é fundamental falar sobre uma questão mais específica. Em uma tentativa de economizar, existem empresas e indústrias que usam óleo diesel como se ele fosse um desmoldante. No entanto, como diz o ditado, o barato pode acabar saindo caro.

Isso porque, com o óleo diesel, corre-se o risco de que a qualidade das peças não seja tão alta assim. Ele ainda diminui o tempo de vida útil das fôrmas e traz consequências negativas para o meio ambiente.

O investimento em um desmoldante de qualidade pode ser mais alto, mas, no final das contas, ele compensa.

E você, já sabia de todas essas informações a respeito de óleos desmoldantes? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo conteúdo, siga a Filtroil no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi