Blog

Lubrificação em máquinas industriais. Qual a sua importância?

Lubrificação em máquinas industriais. Qual a sua importância?

Na indústria, as estratégias de manutenção, como é o caso da lubrificação em máquinas industriais, são de extrema importância. Elas determinam diretamente a forma como as máquinas vão funcionar. Por consequência, interferem também na capacidade de produção de uma planta industrial. 

Com boas estratégias de manutenção, uma empresa consegue garantir maior vida útil ao maquinário, impedindo, assim, que gastos expansivos com falhas inesperadas na produção possam ocorrer. Dentre  as mais importantes estratégias de manutenção está a valorização da lubrificação em máquinas industriais. 

De modo geral, a lubrificação nada mais é que o uso de lubrificantes entre superfícies, a fim de criar uma espécie de camada de proteção que previne atritos entre componentes do equipamento. Pode parecer simples, mas esse procedimento, se realizado de forma adequada, auxilia diretamente no bom funcionamento e na extensão da vida útil do equipamento.

Neste texto, a Filtroil traz informações sobre a importância da lubrificação em máquinas industriais. Continue lendo para compreender como os lubrificantes são utilizados e por que esse processo deve ser feito com frequência. 

O que é a lubrificação industrial 

A lubrificação industrial diz respeito ao uso de lubrificantes em máquinas industriais. Nesse processo, o lubrificante é aplicado entre duas superfícies que estão em contato direito. Dessa forma, a camada intermediária reduz o atrito entre as peças, favorecendo o movimento. 

Um exemplo para melhor visualização são as engrenagens. Sem lubrificação, o contato entre elas causa atrito, desgaste e dificuldade de movimentação. Por outro lado, com o uso de uma camada lubrificante entre as engrenagens, esse contato é protegido e facilitado. 

Para tanto, é necessário utilizar o tipo correto de lubrificação. Cada lubrificante cumpre uma função e cada equipamento possui especificações de qual lubrificante é necessário para a sua aplicação. 

Desse modo, não seguir as especificações pode causar problemas no funcionamento e na vida útil da máquina. Normalmente, os produtos mais utilizados são os óleos e graxas, mas existem também os lubrificantes sólidos. Esses são indicados para máquinas sob maior pressão, que necessitam de proteção extra contra desgastes e pressão. Assim, a escolha é decisiva para que todos os equipamentos funcionem corretamente. 

Também é importante ressaltar que a manutenção não se limita às peças. Nesse sentido, a Filtroil oferece uma série de serviços para óleos industriais, tais como análise, filtragem e purificação. 

Por que a lubrificação em máquinas industriais é importante?

Abaixo você confere uma lista de benefícios trazidos pelo uso de lubrificantes em máquinas industriais:

1 - Temperatura controlada: 

Quando utilizado, o lubrificante correto é capaz de controlar a temperatura de operação do equipamento.  Como o superaquecimento quando a máquina está em funcionamento é comum, isso faz com que haja um controle da temperatura da máquina. Dessa forma, os equipamentos ficam mais preservados. 

2 - Impacto reduzido: 

Além do controle de temperatura, os lubrificantes também controlam o atrito e evitam o atrito entre peças. Assim, quando há a possibilidade de impacto entre duas superfícies, o produto auxilia na proteção dos componentes do maquinário. 

3 - Limpeza dos equipamentos: 

Outro fator importante é a limpeza das máquinas, que fica facilitada pela presença da lubrificação em máquinas industriais. Algumas partículas de sujeira são conduzidas pelo lubrificante, ajudando na remoção. 

4 - Maior vida útil: 

Pelos motivos que já foram mencionados, fica fácil compreender que a lubrificação melhora a vida útil dos equipamentos. Isso se explica pela limpeza, proteção e melhor funcionamento de todos os componentes.

5 - Melhoria na produtividade: 

Como consequência dos benefícios anteriormente citados, há um incremento na produtividade. Esse ganho se deve ao funcionamento prolongado e eficiente de todas peças. Todos esses pontos reforçam a importância da correta lubrificação em máquinas industriais. Gostou das informações?

Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog da Filtroil. Siga também os perfis da empresa no Facebook e no Instagram.

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi