Blog

A purificação dos óleos industriais e os benefícios financeiros e ambientais para as empresas

A purificação dos óleos industriais e os benefícios financeiros e ambientais para as empresas

Quando o assunto é purificação dos óleos industriais, é necessário ter em mente que esse procedimento traz não apenas benefícios financeiros, mas também ambientais. É importante falar também que, para o equipamento, aumenta a sua confiabilidade e disponibilidade. Dessa forma, evita paradas de produção por contaminantes no óleo e trocas desnecessárias. Na prática, isso significa custos reduzidos sem abrir mão da sustentabilidade. 

Por essa razão, vale a pena investir em serviços de purificação, desde que você se atente para a excelência da empresa a ser contratada. Quando esse processo é bem feito, existem muitas vantagens a serem usufruídas. 

Neste texto, a Filtroil te conta mais sobre como é feita a purificação dos óleos industriais e por que ela é tão importante para a sua indústria. 

O que é a purificação dos óleos industriais

Inicialmente, vamos entender melhor o que é a purificação dos óleos industriais. E, para isso, é necessário ter em mente que todo equipamento rodando está exposto a diversos contaminantes que, em grande parte das vezes, são invisíveis ao olho humano. 

Por essa razão, o processo de purificação é tão importante: ele consiste, basicamente, em uma recuperação físico-química dos óleos onde  são removidos todos os tipos de contaminantes, como umidade ou resíduos sólidos. Assim, o fluido recupera suas propriedades, tornando-se equivalente a um produto novo, apenas utilizando técnicas de reaproveitamento. 

O objetivo é a descontaminação e total recuperação dos óleos industriais de uma maneira sustentável e econômica quando comparada a outros formatos de manutenção. Desse modo, é possível reaproveitar diversos tipos de fluidos, como óleos isolantes, lubrificantes, hidráulicos e térmicos. 

purificação dos óleos industriais

Ganhos financeiros da purificação dos óleos industriais

Em resumo, a purificação é um processo de recuperação dos óleos industriais utilizados. Portanto, há um ganho financeiro com esse serviço, uma vez que deixa de ser necessário realizar a troca do lubrificante. 

Outro aspecto financeiro a ser observado é a redução do risco de maquinário parado. Com a devida purificação dos óleos industriais usados em sua produção, as máquinas adquirem confiabilidade e conseguirão trabalhar de forma saudável e linear, prolongando também a sua vida útil.Assim, fica fácil evitar prejuízos por dano nas máquinas. 

Benefícios ambientais

Além dos benefícios financeiros, existem os pontos positivos no quesito sustentabilidade. Mais uma vez, a chave está no reaproveitamento do fluido. Ao purificar os óleos, eles não são descartados na natureza, evitando, assim, a contaminação do solo e das reservas de água. 

Nesse sentido, o ganho ambiental também representa uma vantagem econômica. Isso porque multas podem ser aplicadas quando uma indústria promove a contaminação do meio ambiente. Ou seja: vale a pena conciliar consciência ambiental e os rendimentos do seu negócio!

Quando realizar a purificação de óleos industriais?

Como foi dito, os óleos industriais são fundamentais no bom funcionamento do seu maquinário. Por essa razão, o ideal é realizar um acompanhamento periódico das condições desses fluidos. 

Nesse viés, a solução são as análises laboratoriais específicas. Elas servem para monitorar as propriedades dos óleos utilizados nos equipamentos. Ao analisar os fluidos, é possível identificar, então, a condição do óleo  e se há a necessidade de ações de reaproveitamento, como a purificação. 

A Filtroil realiza essas análises, além de outros serviços oferecidos. Dentre os parâmetros observados em nossas análises estão viscosidade, acidez, grau de contaminação de partículas sólidas, presença de água ou contaminantes e medição da carga aditiva. Com a realização periódica dessas análises, é feito o diagnóstico correto para que as máquinas não parem. 

Por que investir na purificação de óleos e fluidos? 

Para facilitar a sua decisão, listamos alguns bons motivos para investir na purificação de óleos industriais:  

  • Maior confiabilidade e disponibilidade  dos seus equipamentos; 
  • Descontaminação dos óleos usados em sua indústria; 
  • Redução de custos com descartes prematuros de  óleos industriais; 
  • Aumento na vida útil dos fluidos; 
  • Preservação de componentes das máquinas, evitando desgastes

Para fazer a purificação, é necessário aplicar o maquinário necessário ou, de forma, mais simples, recorrer a uma empresa que realize o serviço. Nesta segunda opção, o óleo retorna devidamente purificado, pronto para ser utilizado em seus equipamentos industriais. 

Todos esses pontos reforçam a importância da correta lubrificação em máquinas industriais. Gostou das dicas? Agora confira o site da Filtroil para saber mais sobre os serviços disponíveis. E para mais conteúdos como este, acompanhe os perfis da empresa no Facebook e no Instagram

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi