Não importa o tipo de indústria, a utilização de filtros industriais são essenciais nos equipamentos, visto que eles são responsáveis por reter os contaminantes que possam surgir durante a aplicação das máquinas.
Os filtros industriais têm sua importância e devem ser usados em todos os tipos de sistemas. Por esse motivo, seu uso tem sido cada vez mais necessário, além de ser exigido em normas legais e em normas de qualidade.
Hoje, vamos entender melhor sobre filtros e a importância de se utilizar nos equipamentos da sua empresa. Pronto? Vamos lá.
Os equipamentos ao rodarem e exercerem a sua aplicação acabam gerando contaminantes dentro do sistema, como, por exemplo, partículas ou resíduos resultantes da combustão (predominante em motores) que, de maneira gradativa, danificam os componentes internos e causam desgaste abrasivo.
Dessa forma, ao utilizar um filtro adequado para a sua aplicação e para o seu equipamento, estará protegendo o seu sistema da contaminação por partículas, que, a longo prazo, diminui a vida útil do lubrificante. É necessário, dessa forma, também monitorar a condição deste fluido através da análise de óleo.
Portanto , a principal função dos filtros nos equipamentos é garantir que os contaminantes não danifiquem o equipamento, fazendo, dessa forma, a sua retenção em sua superfície.
Para escolher o melhor filtro para a sua aplicação é necessário verificar a eficiência do filtro através da sua razão beta e levar em conta os parâmetros de vazão, composição e tempo de operação do equipamento.
Por este motivo, a utilização de filtros industriais nas máquinas é obrigatória em todos os processos internos, visto que eles garantem a proteção dos componentes mais críticos do sistema e o aumento da vida útil do equipamento.
Algumas vantagens do uso dos filtros na indústria são:
Nada adianta saber sobre a importância da utilização dos filtros industriais e não se atentar ao período de troca deles.
Existem vários tipos de filtros, o uso vai depender da sua aplicação e do tempo que o equipamento passa operando.
Os filtros, em sua grande maioria são compostos por materiais resistentes e a sua troca pode ser feita de forma rápida, não sendo necessário deixar o equipamento parado por muito tempo.
O que você deve se atentar é ao prazo de troca, que deve ser adequado, visto que o filtro acumula sujeira. Assim, ele perde sua eficiência na filtragem e além disso força o equipamento a trabalhar mais.
A realização da análise de óleo e especificamente do teste de contagem de partículas pode ajudar, através da classe ISO 4406, a verificar como está a eficiência do seu filtro de acordo com o tamanho de cada partícula.
Agora me conta, curtiu conhecer um pouco mais sobre a importância dos filtros industriais? Pronto para conferir se está tudo em ordem aí na sua indústria?
Se tiver qualquer dúvida, entre em contato com a gente, é sempre um prazer poder te ajudar.
Conheça mais sobre quem somos e como nossos serviços conseguem aliar tecnologia com o meio ambiente.
Aproveite para acompanhar a gente nas redes sociais do Facebook, LinkedIn e Instagram.
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.