Blog

Filtragem x Regeneração de óleos industriais: quais as diferenças?

Filtragem x Regeneração de óleos industriais: quais as diferenças?

É certo que você já deve ter ouvido falar tanto em filtragem quanto em regeneração de óleos industriais. Ambos os processos visam a manutenção de fluidos industriais, sejam eles lubrificantes, térmicos, isolantes ou outros tipos. Porém, eles são aplicados em diferentes situações para atender níveis diferentes de necessidades.

E, neste texto, a Filtroil explica mais detalhadamente quais são essas diferenças, mostrando os casos que exigem a aplicação de cada um dos processos. Continue a leitura e saiba mais!

Quando devo realizar a microfiltragem do óleo do meu maquinário industrial?

De forma resumida, a microfiltragem tem como finalidade realizar a limpeza do fluido, ou seja, remover todos os contaminantes sólidos (partículas e outros agentes contaminantes similares).

Isso é feito através da aplicação de sistemas desenvolvidos com diferentes setups de elementos filtrantes, capazes de reter partículas microscópicas — muito menores que um fio de cabelo, por exemplo. 

Existem diversos tipos de equipamentos e tipos de elementos filtrantes que podem ser aplicados, dependendo do nível de contaminação e grau ISO 4406 requerido pelo equipamento.

Na Filtroil Serviços Lub+, o escopo é definido caso a caso, através de uma análise laboratorial preliminar e visando a aplicação da técnica e do processo correto. Com isso, oferecemos garantia de qualidade do serviço, com controle rígido com laudos laboratoriais antes e após as atividades.

É importante ressaltar que essa técnica é extremamente importante para praticamente todos os tipos de óleos. Nos hidráulicos, por exemplo, sabemos que 80% das falhas e quebras de equipamentos são ocasionadas por contaminação no fluido, sendo os particulados um dos principais vilões.

Contudo, há cenários e tipos de fluidos em que a microfiltragem, aplicada de forma isolada, pode não resolver todos os problemas. Para esses casos, há outra opção: a regeneração de óleos industriais.

Quando devo realizar a regeneração de óleos industriais em meu maquinário?

Podemos afirmar que a técnica de regeneração tem uma proposta mais abrangente e um escopo mais completo para a manutenção de fluidos. Afinal, ela visa realizar a reparação de todas as características físicas (contaminação de partículas, água, aspecto visual e outros) e químicas (correção de nível de acidez, ajuste de viscosidade, reposição de aditivos e outros).

Nesse processo, dependendo do nível de contaminação e degradação do fluido, podem ser aplicadas diversas etapas padrões e opcionais para recuperação, que vão desde processos básicos (como microfiltragem, decantação, centrifugação e desidratação) até os complexos processos de reposição de aditivos, que, em muitos projetos, exigem estudos técnicos em conjunto com os maiores e melhores fabricantes do Brasil.

Há mais de 35 anos, a Filtroil Serviços Lub+ oferece de forma pioneira e inovadora o serviço de regeneração de óleos industriais, sendo uma das poucas empresas do Brasil a deter know how e expertise para atender esse tipo de demanda.

Para se ter uma ideia, temos em nosso portfólio e carteira de clientes hidrelétricas e grandes indústrias do mercado nacional.

Por fim, como saber qual serviço deve ser realizado?

Conforme abordamos neste post, cada caso deve ser avaliado por um especialista que irá analisar diversos critérios, como o tipo de fluido, as características operacionais, os requisitos e criticidade exigidos pelo sistema e outros aspectos técnicos.

Além da avaliação dos critérios técnicos, também devem ser considerados aspectos logísticos e econômicos que deverão ser avaliados para determinar a viabilidade de cada escopo.

Quer ajuda para definir o escopo adequado para o seu óleo industrial? Quer ajuda para aumentar a confiabilidade e otimizar os custos operacionais? Entre em contato com os especialistas da Filtroil Serviços Lub+!

E caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga-nos no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi