Blog

4 vantagens de usar óleo desmoldante solúvel na sua produção

4 vantagens de usar óleo desmoldante solúvel na sua produção

O óleo desmoldante solúvel é um produto utilizado em concretagens com fôrmas metálicas. Com o auxílio de equipamentos destinados especialmente a essa finalidade, este óleo é aplicado na fôrma para que o concreto não cole nela no momento da desforma. Assim, evita-se que pedaços de concreto fiquem presos nas fôrmas.

Este produto é muito utilizado na construção civil, especialmente nas indústrias de artefatos de cimento e na produção de telhas e caixas d’água de fibrocimento. Como o Green Desmold, nosso próprio óleo desmoldante solúvel, é um dos principais produtos da Filtroil, nós resolvemos falar sobre este assunto para deixar muito claro os benefícios do material.

Na sequência do texto, a Filtroil te mostra 4 vantagens do óleo desmoldante solúvel. Acompanhe!

4 vantagens do óleo desmoldante solúvel

1. Conserva as fôrmas por mais tempo

Para ser usado em fôrmas metálicas, o óleo desmoldante solúvel deve ser aplicado puro. Graças à sua composição, ele não se mistura com o concreto que será aplicado posteriormente, o que acaba fazendo com que se crie uma fina camada protetora sobre a fôrma. Esta camada, por sua vez, impede a aderência do concreto, facilitando a desforma.

Com isso, nenhum pedaço do concreto fica preso na fôrma — o que ajuda a conservá-las. No caso de pedaços presos, a vida útil do material diminui muito, e ele não pode ser usado para tantas concretagens quanto seria o ideal.

2. Permite que as fôrmas sejam reaproveitadas

Uma consequência direta da conservação das fôrmas por mais tempo é o reaproveitamento das mesmas. Comprar fôrmas para produzir peças de concreto exige certo investimento, visto que elas não são baratas. Com um óleo desmoldante solúvel, você aumenta o tempo de vida útil das suas e consegue reaproveitá-las mais vezes.

Assim, o investimento que deveria ser feito nas fôrmas pode ser aplicado em outros produtos, de forma que a sua produção seja beneficiada e sua empresa evolua ainda mais.

3. Melhora o acabamento do concreto

Como o óleo desmoldante solúvel não permite que o concreto grude nas fôrmas, o material é desformado por inteiro. Isso significa que o acabamento dele fica muito melhor; afinal, nenhum pedaço fica na fôrma e a aparência do concreto fica exatamente como ela deveria ser.

Esta vantagem é especialmente importante quando o material produzido trata-se de um concreto aparente. Como ele ficará exposto, é fundamental que seja o mais bonito possível para que o projeto atinja o objetivo desejado.

4. É melhor para o meio ambiente

Ainda que isso não seja recomendado e as normas até proíbam, muitas indústrias ainda utilizam o óleo diesel como desmoldante pelo simples fato de que ele é mais barato. No entanto, as “vantagens” acabam aí.

Isso porque o material é prejudicial tanto para as fôrmas quanto para o meio ambiente. Quando descartado, ele pode trazer consequências sérias para a natureza. Em um mundo cada vez mais sustentável, evitar esse tipo de ação é fundamental.

E se você quer utilizar um óleo desmoldante solúvel de alta qualidade para a sua produção, saiba que pode contar com a Filtroil! Um dos nossos produtos é o Green Desmold, perfeito para garantir a qualidade das suas peças e preservação das suas fôrmas. Entre em contato conosco para saber mais sobre o produto!

Por fim, caso tenha gostado do texto, siga a Filtroil no Facebook e no Instagram para receber mais!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi