Blog

Selo Verde do Instituto Chico Mendes: o que é e o que significa

Selo Verde do Instituto Chico Mendes: o que é e o que significa

Para atestar a qualidade de uma empresa em determinado segmento, existem os famosos selos. Uma das áreas em que os selos são mais necessários para atestar um compromisso é, sem dúvidas, a ambiental. E, dentro dela, poucos são tão conhecidos e importantes quanto o Selo Verde do Instituto Chico Mendes.

Como esta é uma das certificações que nós possuímos aqui na Filtroil, o texto de hoje é dedicado a falar um pouco mais sobre ela. Na sequência, nós mostramos o que é o Selo Verde do Instituto Chico Mendes, explicamos o que significa nós o termos e ainda falamos por que é tão importante ser parceiro de empresas que o possuam.

Continue a leitura e entenda!

O que é o Selo Verde do Instituto Chico Mendes?

Criado e concedido pelo Instituto Chico Mendes, o Selo Verde faz parte do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental (PROCERT). De acordo com o próprio Instituto, o selo é atribuído a “instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico”.

Para que seja obtido, é preciso passar por um processo promovido pelo Instituto. Ele inclui responder um questionário, montar uma estrutura documental e receber uma visita técnica in loco. Caso a empresa seja aprovada no PROCERT, ela ganha o direito de usar o Selo Verde do Instituto Chico Mendes.

Ele é válido por 1 ano, sendo que, depois que o prazo se esgota, é necessário passar por tudo de novo para obtê-lo novamente.

Como você já deve ter visto na página inicial do nosso site, os critérios analisados são Grau de Utilização dos Recursos Naturais – GURN e o Potencial de Poluição – PP, de acordo com a lei 10.165/2000.

O que significa o fato de nós o termos?

Basicamente, significa que nós promovemos de forma ativa a preservação e os cuidados com o meio ambiente. Somos uma empresa altamente sustentável, muito comprometida com nossa responsabilidade socioambiental.

Afinal, além de termos processos ambientalmente positivos, todos os nossos serviços buscam, justamente, levar a preservação para dentro das operações de cada cliente. A regeneração de óleos, a recuperação de hidrocarbonetos, a coleta e destinação de resíduos industriais, o tratamento de efluentes industriais e a consultoria ambiental são ótimos exemplos.

Por que sua empresa deveria ter parcerias com quem possui este selo?

Se você se preocupa com a preservação do meio ambiente, trabalhar com a parceria de uma empresa que possui o Selo Verde do Instituto Chico Mendes deveria ser uma das suas prioridades. Assim, você estará — mesmo que indiretamente — contribuindo para essa preservação também.

Além disso, sua empresa ainda ganha com o marketing socioambiental. Cada vez mais pessoas estão abrindo seus olhos para a questão ambiental. Ser uma empresa amiga do meio ambiente faz com que sua organização seja mais bem vista pelo público geral, o que ajuda nos negócios.

E você, já sabia o que é este selo? Gostou de aprender essa curiosidade? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, siga a Filtroil no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi