Blog

Resíduos industriais: o que mais polui o meio ambiente

Resíduos industriais: o que mais polui o meio ambiente

A produção de resíduos industriais está presente em quase todos os estágios das atividades humanas. É claro que o volume e as condições variam de acordo com as práticas e métodos de fabricação.

As maiores preocupações quanto à produção de resíduos industriais estão relacionadas aos impactos sobre o meio ambiente, seja no solo, água ou ar.

Os resíduos industriais são os mais perigosos e os que mais poluem, quando mal gerenciados são uma grave ameaça ao meio ambiente.

Por isso, as empresas devem ter processos de proteção e preservação, para garantir sua participação na sociedade, sem negligenciar questões que colocam em risco o meio ambiente.

Pensando nisso, produzimos esse texto para te mostrar como e porque os resíduos industriais são os que mais poluem.

O que são resíduos industriais?

A indústria é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, isto é difícil de negar, ela produz energia e bens que mantém a vida das pessoas.

Existem diversas atividades industriais que geram resíduos durante seus processos, como por exemplo, nos setores de alimentos, papel e celulose, mineração, produção petroquímica, produção de plástico, produção de eletrônicos,  metais, entre outros.

Para garantir a produção, a indústria utiliza diversas matérias-primas, como ferro, madeira, e água. E os processos internos produzem lixo, os resíduos industriais, que podem ser tóxicos, degradando o meio ambiente.

Os resíduos aparecem de diversas maneiras, como óleos, graxas, borrachas, ácidos, gases, vidros, entre outros.

Sendo assim, podemos concluir que os resíduos industriais são lixos que resultam dos processos de produção das indústrias, cada indústria produz um lixo diferente e a maneira como esses resíduos devem ser tratados devem atender às normas de destinação e tratamento específicas de cada material.

Norma de classificação dos resíduos

Conforme falamos, o tratamento, a destinação e a disposição final dos resíduos devem seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A classificação adota a seguinte divisão: resíduos perigosos, classe I; não perigosos e não inertes, classe II A; e os não perigosos e inertes, classe II B.

Os resíduos da classe I apresentam periculosidade, que é identificada a partir de características como corrosividade, inflamabilidade, toxicidade, como por exemplo, solventes usados, tintas, eletrodos, lodo galvânico, entre outros.

A classe II, não perigosos, se subdividem em:

Classe II A: considerados não inertes, são resíduos que apresentam características de biodegradabilidade, solubilidade em água e combustão;

Classe II B: considerados inertes, são resíduos que não se aplicam as outras duas classificações, e quando submetidos à água não influenciam na sua potabilidade, ou seja, a água continua potável mesmo em contato com esses resíduos.


Por que os resíduos da indústria são os que mais poluem o meio ambiente?

Os resíduos da indústria são os maiores responsáveis pelas agressões ao meio ambiente, isso porque dentre os resíduos encontramos produtos químicos, como solventes, pesticidas, cianureto; e metais, como, mercúrio, chumbo, cádmio; entre outros.

O fato é que sem tratamento e destinação adequada, os resíduos sólidos acabam amontoados ou enterrados; os resíduos líquidos despejados em rios e mares; e os resíduos gasosos liberados no ar.

Ou seja, a saúde do meio ambiente fica totalmente ameaçada, o perigo está no solo, na água e no ar.

Isso sem contar no perigo para a saúde das pessoas. Por exemplo, o consumo habitual de água e alimentos, como peixes, contaminados por metais pesados, certamente é um risco à saúde.

Outro exemplo, são as pessoas que vivem em torno das fábricas, indústrias que utilizam mercúrio, siderúrgicas, metalúrgicas, elas estão correndo risco de serem contaminadas.

O não tratamento e destinação correta dos resíduos afeta drasticamente o meio ambiente, poluindo o ar, a água e o solo, além de conter substâncias cancerígenas e patogênicas, como os metais pesados.

Os resíduos industriais não podem receber o mesmo tratamento do lixo comum das cidades, devem ser aplicadas soluções adequadas para cada caso, de acordo com as leis vigentes e a ajuda de especialistas.

A Filtroil auxilia nos processos de coleta e destinação de resíduos industriais, oferecendo serviços para tornar as empresas mais sustentáveis.

Condicionamos diversos resíduos, através de processos físico-químicos, como separação, inertização e regeneração. Saiba mais sobre esse serviço, acessando nosso site.

Conheça a Filtroil e saiba como nossos serviços conseguem aliar tecnologia ao meio ambiente.

Aproveite para acompanhar a gente nas redes sociais do Facebook, LinkedIn e Instagram

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2024 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi