A utilização de óleos vegetais com fins industriais começou ainda no século passado, no ano de 1900.
Aconteceu que o engenheiro mecânico, inventor do motor a diesel, Rudolph Karl Diesel, conseguiu ainda naquela época operar um motor com o uso de óleo de amendoim, em uma exposição mundial de motores em Paris.
No Brasil, os registros indicam que a utilização de óleos vegetais com fins energéticos iniciou-se em 1975, quando o Governo Federal instituiu o Pro Óleo (Plano de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos).
O objetivo foi, e continua sendo, o crescimento das pesquisas e estudos com objetivo de fomentar a utilização dos óleos vegetais na indústria, assegurando assim, em escala mundial, o desenvolvimento econômico, social e, principalmente, sustentável das indústrias.
Nesse sentido, preparamos esse conteúdo para você entender a importância do uso de óleos vegetais na indústria, quais suas vantagens e como o uso dessas tecnologias proporcionam um desenvolvimento mais sustentável.
O crescimento exponencial dos estudos para utilização de óleo vegetal na indústria já tem destaque a nível internacional, o mundo está buscando alternativas de combustíveis, lubrificantes que sejam renováveis e que não causem tanta poluição para o meio ambiente.
Quando pensamos nisso, o óleo vegetal se apresenta como uma excelente opção, visto que é uma substância obtida a partir das plantas e, principalmente, das suas sementes.
As principais matérias-primas usadas para a produção dos óleos vegetais são o amendoim, soja, mamona, dendê, girassol, milho, babaçu, coco, linhaça, entre outros.
O processo de produção é físico-químico e o óleo pode ser utilizado como lubrificante, biocombustível, usos cosméticos e farmacêuticos e, claro, o uso culinário.
Nos combustíveis, os óleos vegetais podem ser utilizados puros ou misturados com combustíveis de petróleo. Contudo, vale lembrar que o motor deve ser compatível para receber esse combustível.
O fato é que: quanto mais se usa o óleo vegetal no combustível, menor será o impacto ambiental, visto que a emissão de gases poluentes é muito reduzida.
Existem algumas vantagens relacionadas ao uso do óleo vegetal na indústria: a emissão reduzida de poluentes na atmosfera, a redução da dependência do petróleo e o fato de ser uma fonte renovável são alguns exemplos.
Outras vantagens mais técnicas também não podem deixar de serem mencionadas, como por exemplo, o fato de serem óleos biodegradáveis, não tóxicos, terem excelente lubricidade e serem livres de compostos de enxofre.
A utilização de óleos vegetais como lubrificantes é uma opção muito boa para substituir os óleos com bases minerais.
Além das vantagens já destacadas acima, o óleo com base vegetal tem um enorme índice de viscosidade e baixa volatilidade.
O Grupo Filtroil surgiu com a união de dois grandes amores: projetos industriais e o meio ambiente. Somos a primeira empresa no sul do Brasil especializada em filtragem de óleos.
Nossos principais valores são: pioneirismo, tecnologia e a sinergia com o meio ambiente.
Conheça mais sobre quem somos e como nossos serviços conseguem aliar tecnologia com o meio ambiente.
Aproveite para acompanhar a gente nas redes sociais do Facebook, LinkedIn e Instagram.
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.