Também chamado de Agenda 2030, ou ainda, pela sigla ODS, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável surgiram em 2015 quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs novas metas para atingir o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos.
O plano foi proposto aos 193 membros da ONU, incluindo o Brasil, e visa realizar parcerias entre empresas, instituições e governos para garantir todos os direitos humanos e acabar com a pobreza, além de estabelecer metas para agirmos de maneira sustentável diante das inúmeras mudanças climáticas que vêm ocorrendo.
O fato é que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global para as futuras gerações, visando tornar as cidades mais sustentáveis e garantir a sobrevivência do planeta e da humanidade.
Pensando nisso, escrevemos esse texto para você conhecer quais são esses objetivos e entender porque as empresas devem se preocupar com eles.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tratam sobre temas com aspectos ambientais ou sociais, os temas foram construídos de maneira interdependentes, ou seja, para atingir um objetivo é preciso avançar nos outros.
Cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável possui metas bem definidas, que é o que vamos ver agora.
Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são bem ousados e vão demandar bastante comprometimento dos seus 193 membros.
A esperança da ONU é lutar contra os maiores problemas da humanidade, por isso, o setor privado tem grande relevância de atuação na Agenda 2030.
A adoção de práticas sustentáveis e socioambientais dentro das empresas por muito tempo foi vista como sendo um problema para a lucratividade das empresas.
Hoje, vemos um cenário um pouco diferente. Muitas transformações ocorreram e algumas empresas já conseguem enxergar o desenvolvimento sustentável com outros olhos.
É preciso adotar um posicionamento de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade e no nosso planeta e, com isso, traçar outras estratégias que se adequem às pautas de preservação do meio ambiente.
Vale lembrar que muitas empresas ainda utilizam essa pauta apenas como estratégia de marketing, contudo, é importante repudiar esse tipo de atitude, a transformação deve ser real e com comprometimento.
O Grupo Filtroil surgiu com a união de dois grandes amores: projetos industriais e o meio ambiente. Nossos principais valores são: pioneirismo, tecnologia e a sinergia com o meio ambiente.
Com nossa sede ao lado de uma grande área de preservação ambiental, mantemos sempre viva a memória do motivo de trabalharmos com sustentabilidade. Contamos com tecnologia de ponta, com foco em otimizar nossos processos de forma sustentável.
Gostou de conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Para ler outros conteúdos como esse, acesse nosso blog.
Conheça mais sobre quem somos e como nossos serviços conseguem aliar tecnologia com o meio ambiente.
Aproveite para acompanhar a gente nas redes sociais do Facebook, LinkedIn e Instagram.
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.