A preocupação geral com as condições do meio ambiente nunca foi tão grande quanto é atualmente. Representantes de diferentes setores da sociedade estão fazendo suas partes, incluindo chefes de Estado, empresas, indústrias e até mesmo o cidadão médio. No âmbito empresarial, medidas como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) — assunto deste texto — estão entre as ferramentas utilizadas.
Como o próprio nome sugere, um Sistema de Gestão Ambiental é uma estrutura para gerir empresas, com foco em ações e medidas que reduzam os impactos causados no meio ambiente. Mas esta é uma definição um pouco mais básica; para entender perfeitamente do que estamos falando, é preciso ir além.
E foi pensando nisso que a Filtroil preparou este texto. Na sequência, além de explicar com mais detalhes o que é um Sistema de Gestão Ambiental, nós ainda explicamos por que ele é importante para que as empresas sejam capazes de aumentar ainda mais sua responsabilidade ambiental.
Continue a leitura e entenda!
SGAs nada mais são que sistemas formados por procedimentos técnicos e políticas cujo objetivo é orientar as ações da empresa em questão rumo a uma melhor administração ambiental. Com a implementação de um desses sistemas, torna-se possível controlar e, consequentemente, reduzir os impactos causados pela empresa.
Quem estabelece este conceito, assim como seus objetivos e outras particularidades, é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especificamente em sua norma NBR ISO 14001. É também nesta norma que estão descritos os requisitos de implementação e operação, com todos os detalhes que a empresa precisa saber para colocar as ações em prática.
Por fim, outro ponto importante a se saber a respeito do Sistema de Gestão Ambiental descrito pela ABNT são seus objetivos, que também fazem parte do texto da norma. De acordo com ela, as finalidades de um SGA são:
Há alguns motivos que explicam a importância de um Sistema de Gestão Ambiental. O primeiro deles é, sem dúvidas, os benefícios para o meio ambiente. Com a implementação de ações específicas, a empresa deixa de ter o impacto que causava anteriormente, fazendo sua parte na construção de um futuro melhor para todos.
Mas não é apenas isso. As próprias empresas também se beneficiam com essas medidas. Uma das vantagens é a construção de uma imagem melhor perante o mercado. Empresas que se preocupam com o meio ambiente e que investem em ações para ter um impacto reduzido estão sendo cada vez mais valorizadas.
Por fim, também há a questão da economia. Além de melhorar sua imagem, certas ações também fazem com que a empresa gaste menos com elementos como matéria-prima e energia elétrica.
E aí, entendeu por que é importante atuar com um Sistema de Gestão Ambiental? Caso tenha gostado do conteúdo que nós trouxemos e queira receber mais textos como este, basta seguir a Filtroil no Facebook e no Instagram!
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.