Blog

Indústria sustentável: saiba como se tornar uma!

Indústria sustentável: saiba como se tornar uma!

A busca pela implementação de ações sustentáveis está presente em todo o mercado, até mesmo no setor industrial. Afinal, tais ações não apenas contribuem com o meio ambiente, como também cortam gastos e ainda melhoram a imagem da indústria perante parceiros comerciais e sociedade. Mas você sabe como se tornar uma indústria sustentável?

E, para começo de conversa, sabe o que exatamente é ser uma indústria sustentável? Se não sabe muito bem do que nós estamos falando, não se preocupe! Neste texto, o Grupo Filtroil relembra o conceito de sustentabilidade industrial, explica como se tornar uma indústria sustentável e ainda mostra como nós podemos ajudar sua indústria no processo.

Continue a leitura e entenda!

O que é sustentabilidade industrial?

O termo “sustentabilidade” descreve ações que têm o objetivo de suprir as necessidades do presente sem afetar o futuro. Na prática, isso significa que os recursos utilizados devem cumprir um ciclo — podendo ser reaproveitados e, assim, não afetando a preservação do meio ambiente.

Sustentabilidade industrial, por sua vez, é quando levamos este conceito para as indústrias — investindo em práticas que se sustentam, sem provocar a falta de determinados recursos do planeta ao mesmo tempo em que as atividades da indústria não são afetadas negativamente.

A destinação correta de resíduos, o uso de materiais reciclados e o reaproveitamento da água são alguns exemplos de ações ligadas à sustentabilidade nas indústrias.

Como se tornar uma indústria sustentável?

Agora que você já sabe melhor o que é sustentabilidade industrial, é importante que entenda como se tornar uma indústria sustentável. As primeiras ações que podem ser implementadas são as que citamos anteriormente: destinação de resíduos, uso de materiais reciclados, entre outros.

No entanto, há muito mais que pode ser feito. Um conceito que está diretamente ligado à indústria sustentável é o de economia circular, que trata de mudança de processos e otimização do uso de recursos.

Ao contrário das ações que citamos, que são mais pontuais, as práticas da economia circular promovem mudanças mais profundas — mudando a relação da indústria com suas matérias-primas e alterando todo o sistema econômico da empresa.

A recuperação de óleos e solventes industriais, serviço que é realizado pelo Grupo Filtroil, é um exemplo de ação integrante da economia circular. Para incluir este tipo de projeto no planejamento da sua indústria, você pode atuar com a parceria de empresas especializadas em consultoria ambiental para mapear e elaborar projetos de economia circular e PGRS.

Conte com o Grupo Filtroil!

Como você já pôde ver, um dos serviços oferecidos pelo Grupo Filtroil tem o objetivo de guiar indústrias rumo a um futuro mais sustentável. Com a nossa parceria, você pode obter todos os benefícios proporcionados pela economia circular, aumentando consideravelmente a eficiência da sua indústria.

Para saber melhor como nós podemos te ajudar nesse processo e tirar todas as suas dúvidas sobre sustentabilidade industrial, é só entrar em contato conosco!

E, por fim, caso tenha gostado deste texto e queira continuar recebendo conteúdo sobre este e outros assuntos, não deixe de seguir a Filtroil no Facebook e no Instagram!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi