Cada vez mais, é importante se preocupar com o meio ambiente – e o tratamento de efluentes industriais é peça-chave nisso.
As indústrias, por exemplo, precisam ter consciência de seus efeitos na natureza e realizar alterações nos processos operacionais para diminuir os impactos ambientais.
Por isso, é importante realizar o tratamento de efluentes industriais.
Os efluentes são as substâncias utilizadas pelas indústrias e descartados no meio ambiente após os processos de produção.
Esse descarte gera diversos prejuízos na natureza, como, por exemplo, a poluição.
Mas, afinal, como funciona o tratamento de efluentes industriais para diminuir esses efeitos negativos? O Grupo Filtroil tem a resposta para essa pergunta. Continue a leitura e confira!
Os efluentes industriais são todos os resíduos líquidos e gasosos produzidos durante os processos de uma fábrica e, na maioria dos casos, descartados de forma incorreta na natureza.
Esse contato com o meio ambiente gera efeitos negativos, ocasionando a contaminação da água, do solo e do ar. Nesse sentido, podem até gerar doenças aos seres humanos.
Durante décadas, o descarte dos efluentes não era considerado um problema.
Porém, devido aos impactos ambientais gerados nos últimos anos, o despejo de efluentes passou a ser um dos principais vilões do meio ambiente.
Como vimos anteriormente, os efluentes precisam ser tratados para que ocorra um descarte consciente, minimizando os seus efeitos negativos.
O processo de tratamento dos resíduos vai de acordo com as características da carga poluidora e a identificação de contaminantes.
Além disso, o tratamento é exigido pela legislação do país, no caso a Lei Nº 12305/2010.
Para realizar todo o procedimento, é imprescindível contar com a ajuda de um profissional que irá avaliar e coletar algumas amostras dos resíduos.
Com isso em mãos, o avaliador deverá aplicar as 5 etapas do tratamento de efluentes industriais. Veja abaixo:
O primeiro passo do procedimento consiste em realizar o gradeamento e a desarenação dos resíduos.
São duas técnicas utilizadas para remover os sólidos e desinfetar os líquidos ou gases contaminados das substâncias tóxicas.
A função do gradeamento é impedir que os sólidos tomem maiores dimensões. Já a desarenação é responsável por remover a areia presente no efluente.
Depois dos passos essenciais vistos anteriormente, o tratamento de efluentes industriais inicia-se com o procedimento físico-químico.
Isso ajuda a remover os poluentes que ainda estão presentes nas substâncias, sendo possível através da coagulação, decantação e flotação.
A coagulação consiste em unir as partículas poluidoras para ficarem maiores, facilitando o tratamento do efluente na próxima etapa.
A partir disso, a decantação realiza o repouso da mistura para facilitar a separação das fases densa e sólida, realizando a retirada facilmente.
Já a flotação é responsável por adicionar bolhas de ar nas partículas.
O tratamento secundário dos efluentes industriais é baseado em duas fases biológicas: aeróbio a anaeróbio. O aeróbio é a etapa onde os microrganismos desmancham as substâncias nocivas. Já o anaeróbio é uma bactéria que realiza a decomposição dos resíduos de esgoto.
Ou seja, são dois processos bioquímicos que aceleram a decomposição dos poluentes. Aqui, é possível que um efluente chegue até 95% livre de poluição.
Após tratados corretamente, os efluentes tornam-se lodos, ou seja, viram uma mistura de material orgânico decomposto, colóides e minerais.
Esse efeito ajuda a reduzir o tamanho da matéria e estabilizá-la organicamente.
Em seguida, é possível realizar o reaproveitamento dos resíduos ou descarte em aterros sanitários.
Esse tratamento é específico para os efluentes que serão destinados para o esgoto.
Além disso, o procedimento terciário é feito quando tem o objetivo de reutilizar a água, seja para refrigeração, irrigação, entre outros.
Um meio ambiente poluído gera diversos problemas.
Por isso, as empresas devem realizar o tratamento consciente dos efluentes industriais, a fim de minimizar os prejuízos em todo o mundo.
Esperamos que este conteúdo tenha solucionado todas as suas dúvidas relacionadas ao tema. Para conferir mais conteúdo como este, acesse o blog do Grupo Filtroil e mantenha-se atualizado!
Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.