Blog

Consultoria ambiental: por que é importante?

Consultoria ambiental: por que é importante?


Os cuidados referentes à preservação do meio ambiente já deixaram de ser um interesse exclusivo de organizações e ativistas da área há muitos anos. Hoje, este é um esforço coletivo — em que a maioria está buscando um futuro melhor para o nosso planeta. Isso, inclusive, foi um dos motivos que fez governos mundo afora passarem a aplicar sanções a empresas que não respeitam este tipo de legislação. Neste cenário, a consultoria ambiental se torna mais importante do que nunca.

É por meio dela que empresas e indústrias podem ter a certeza de que estão de acordo com o que a lei exige, cumprindo seu papel com o planeta e evitando a cobrança de multas que podem ter valores altíssimos.

Se a sua empresa se encaixa neste cenário, é possível que você já tenha se perguntado o que é uma consultoria ambiental, por que ela é importante e o que, exatamente, ela faz. Neste texto, a Filtroil responde todas essas perguntas. Assim, você não terá dúvidas de que também deve contar com uma consultoria ambiental.

Acompanhe!

O que é consultoria ambiental?

De uma forma bem básica, consultoria ambiental é um serviço em que avalia-se empresas e/ou projetos para analisar os possíveis efeitos ambientais que eles podem causar. Qualquer empresa que descarte resíduos, utilize recursos ambientais e/ou tenha uma instalação que possa causar qualquer tipo de impacto deve realizar consultorias.

Os projetos em que há a necessidade de uma consultoria são os mais variados. Ela pode, por exemplo, ter papel fundamental na compra de um terreno, realizando um estudo de viabilidade ambiental e avaliando os níveis de contaminação.

Ela também pode ser contratada para avaliar os níveis de emissão de gases contaminantes e propor soluções para reduzi-la.

Por que ela é importante?

A consultoria ambiental é muito importante por três motivos distintos. O primeiro é aquele que já citamos na introdução: empresas que contratam uma consultoria ambiental adotam medidas não prejudiciais ao meio ambiente, fazendo com que o planeta seja mais bem preservado e um lugar melhor para a vivência de todos.

O segundo é a aplicação de sanções e multas. Dependendo do crime ambiental ao qual estamos nos referindo, as multas podem ser milionárias — capazes, inclusive, de levar a empresa à falência. A simples contratação de uma consultoria ambiental evita esta situação.

Por fim, mais uma razão para que ela seja importante é a relação com clientes e investidores. Ao mostrar que é uma empresa preocupada com as causas ambientais, é natural que a imagem da organização seja muito melhor e mais confiável.

Quais são as questões e áreas analisadas por uma consultoria ambiental?

Como existem muitas questões relacionadas à preservação ambiental, a atuação de uma consultoria é bem ampla. Algumas das ações que podem estar incluídas, dependendo do caso, são:

  • Elaboração de estudos ambientais;
  • Renovação e regularização de Licenças;
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS;
  • Avaliação de Impacto Ambiental – AIA;
  • Estudo e Relatório de Impacto Ambiental – EIA/RIMA;
  • Ações de reflorestamento;
  • Levantamento Topográfico;
  • Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA;
  • Direito ambiental;
  • Projetos arquitetônicos.

A consultoria ambiental, inclusive, é um dos serviços oferecidos pela Filtroil. Nós podemos ajudar sua empresa a estar de acordo com as legislações e boas práticas ambientais. Entre em contato para saber mais!

Fale com um Especialista

Tire todas as suas dúvidas falando com nossos especialistas, estamos preparados e prontos para falar com você.

Grupo Filtroil - 2022 © Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por WEBi